Ao invés de se valorizarem nos próximos anos com a expansão da Linha 5 - Lilás do Metrô, os bairros da região de Santo Amaro começam a se degradar, pois com a paralisação das obras do ramal alguns terrenos desapropriados apresentam mato alto e passaram a ser utilizados como depósito de entulho por carroceiros.
Já os imóveis que deveriam ser demolidos foram transformados em moradia por grupos de sem-teto.
Os efeitos gerados pela paralisação das obras da Linha 5 podem ser constatados ao longo das avenidas Santo Amaro e Ibirapuera, abrangendo também bairros da região da Vila Mariana, como Moema, que tem o metro quadrado mais caro da Capital. Lojas fechadas compõem o cenário mais comum de cada área degradada, pois os proprietários esperavam lucrar com a especulação imobiliária, o que ainda não aconteceu na maioria dos lugares.
A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) se comprometeu a limpar os terrenos e a demolir os imóveis desapropriados nos bairros de Santo Amaro, Campo Belo, Brooklin e Moema, além de intensificar a vigilância nas áreas em questão. Para receber denúncias da população, a empresa disponibiliza o telefone 3371-7304. A Linha 5 - Lilás foi inaugurada em 2002, e hoje vai do Capão Redondo ao Largo 13 de Maio. A ampliação até a Chácara Klabin deveria ocorrer até 2014, porém, devido a indícios de conluio entre as empresas que participaram da licitação do projeto, uma investigação foi aberta pela Justiça, e o ramal não tem mais data definida para que a expansão seja concluída.
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