O trânsito na capital paulista poderá fluir com mais facilidade no futuro se um pacote de obras da Prefeitura de São Paulo for realmente viabilizado. As intervenções, ainda sem prazo ou custos previstos, consistem na construção de grandes anéis viários suspensos ou subterrâneos que interligarão todas as regiões, de maneira semelhante ao Rodoanel, em implantação pelo governo estadual. No entanto, como a ideia é inspirada em modelos de planejamento de tráfego dos anos 1970, não é vista com bons olhos por especialistas.
Um dos sistemas viários irá abranger as zonas Oeste, Sul e Leste, começando na região da Lapa, nas avenidas Marquês de São Vicente e Sumaré, passando por Pinheiros, na Avenida Brasil, e, depois, seguindo em direção à zona Sul, pela Rua Sena Madureira e pela Avenida Dr. Ricardo Jafet, com continuação pelas avenidas Presidente Wilson e do Estado, na zona Leste, e terminado na Marquês de São Vicente.
No Butantã, destaque para uma via com ligação direta, sem formato de anel, que partirá do encontro da Rodovia Raposo Tavares com a Avenida Professor Francisco Morato e se estenderá até a Radial Leste, passando pela Rua Alvarenga, Marginal do Pinheiros, Avenida Brasil, Rua da Consolação e Avenida do Estado.
Porém, os projetos da Prefeitura são criticados por especialistas em transporte, pois incentivam a população a optar pelo automóvel como meio de locomoção. Segundo eles, a melhor alternativa seria o investimento em transporte público, como corredores de ônibus e a expansão do metrô, por exemplo.
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