A capital paulista conta com mais uma área de lazer: o Parque Leopoldina - Villas-Bôas. No ano passado, foi entregue a primeira fase do novo parque, resultado de uma parceria do governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo.
O parque, ao lado da Marginal Tietê, conta com uma área total de 260 mil m2 - duas vezes mais do que o Parque da Aclimação. O espaço é destinado ao uso recreativo, esportivo, educativo e de contemplação ambiental.
Nesta primeira fase, foram entregues à população dois campos de futebol, quatro quadras (sendo uma de futebol society, uma poliesportiva e duas de tênis) e um paredão para tênis. O parque conta ainda com pista de cooper, tratamento de jardinagem em toda sua extensão, brinquedos infantis e equipamentos de ginástica para a terceira idade. O local é inspirado na figura do indigenista Orlando Villas-Bôas, reafirmando o compromisso de São Paulo com os povos indígenas e com a preservação da Amazônia. Um dos exemplos deste compromisso são as políticas publicas de restrição do uso de madeiras não certificadas no território paulista. A próxima etapa do parque prevê inclusive a ampliação do paisagismo com o plantio de espécies amazônicas e a criação de um jardim sensitivo com plantas aromáticas e comestíveis.
Além disso, será instalada uma pista de bicicleta em toda a extensão do parque. Em outra fase, será construída uma grande área para a prática de esportes radicais com equipamentos para escalada, skate, patins e mais 11 quadras poliesportivas.
O Leopoldina - Villas-Bôas irá receber um grande pergolado que atravessará toda a área, criando eixos de circulação que possam servir de orientação aos usuários. Essa estrutura, além de facilitar o deslocamento, também deverá permitir que plantas trepadeiras o utilizem como suporte para desenvolvimento.
Uma área especial será reservada para a criação de um espaço museológico, que abrigará o rico acervo de Orlando Villas-Bôas. A Cetesb e o Centro Paula Souza também vão instalar no parque programas descentralizados de ensino com a temática ambiental. Serviço: Parque Leopoldina Villas-Bôas - Avenida Embaixador Macedo Soares, 8000 - Vila Leopoldina (Marginal do Tietê - via local entre a Ponte dos Remédios e da Anhanguera).
Nenhum comentário:
Postar um comentário