Um dos endereços mais nobres da Capital é a Avenida Brigadeiro Faria Lima, onde estão instalados escritórios de empresas multinacionais e centros de lazer ou compras frequentados pela elite paulistana, como o Shopping Iguatemi ou o Esporte Clube Pinheiros. Porém, ao percorrê-la a pé ou de carro, é possível notar algumas “imperfeições” ao longo de sua extensão.
Quem caminha pela Faria Lima afirma que são raros os buracos nas calçadas, mas sente dificuldade para se deslocar devido aos inúmeros obstáculos presentes pelo caminho, como bancos, vasos de flores e postes instalados no meio do passeio. No final da tarde, a situação é agravada pela aglomeração de pessoas nos pontos de ônibus.
Outro problema na avenida é a iluminação, já que há postes instalados somente no canteiro central, enquanto as calçadas nos dois lados da via ficam no escuro durante a noite, facilitando assaltos aos pedestres. Por sua vez, os motoristas também sofrem, desviando das ondulações na pista.
Uma das saídas para melhorar a vida de quem anda a pé ou dirige pela Faria Lima é a viabilização de um projeto urbanístico que compreenda toda a sua extensão, da Avenida Cidade Jardim até o Largo da Batata. “Um dos exemplos que podem ser adotados é o planejamento realizado na Avenida Paulista, onde as calçadas foram reformadas e padronizadas, sem prejudicar o trânsito”, sugere a arquiteta e urbanista Laura Magalhães.
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