sexta-feira, 10 de junho de 2011

Linha 17: A população não será enganada

Aurelio Miguel
Vereador SP
É preciso ficar muito claro: não está liberada a construção da linha 17 (Ouro) do Metrô na forma de monotrilho. Conforme declarou Regina Luisa de Barros, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, "conceder licença prévia não significa que as outras serão dadas". A afirmação foi publicada pelo jornal Folha de São Paulo após a última reunião do CADES (Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável). Dessa forma ficou muito claro que a obra da linha 17 Ouro não terá início enquanto o Metro não atender todas as 55 exigências feitas pelo CADES para que isso ocorra. Sou defensor da construção de uma linha de metrô ao invés de monotrilho para ligar o Aeroporto de Congonhas (linha Azul) à linha 4 do Metrô (Amarela), passando pelo bairro de Paraisópolis e se integrando com o Terminal de Ônibus João Dias.
O Executivo quer um meio de transporte que vai nascer com prazo de validade vencido. Erguer um monotrilho é criar um meio de transporte que não terá capacidade de suprir a demanda da região. Em poucos anos estará superado e saturado. Como vereador vou estar atento para que cada uma das providências solicitadas sejam atendidas. Vou colocar todo o meu empenho no sentido de não permitir que a população seja enganada. Não concordarei em nenhuma hipótese com uma obra que contrarie o interesse público.
Entre as 55 exigências do CADES, destaco as que pedem que sejam revelados ao público o traçado definitivo da linha, o planejamento dos sistemas de piscinões e de águas pluviais, a elaboração e demonstração da compatibilização da obra com o sistema viário de seu entorno, a obtenção da anuência do Grupo Gestor da Operação Urbana Água Espraiada, a demonstração da viabilidade econômica financeira de operação e manutenção do sistema sugerido (monotrilho), o estudo de demanda do sistema para os anos 2014, 2030 e 2060, a influência da obra em áreas e serviços públicos sensíveis na região afetada (hospitais, escolas, a silos, residências sociais, etc.), a definição clara das áreas a serem desapropriadas e a manifestação do Conpresp quanto à aproximação da linha em relação ao estádio Cicero Pompeu de Toledo. Vou estar atento e vigilante e defendendo com argumentos, pesquisas e estudos que o melhor para os usuários da linha ouro é o sistema de metrô.
Vereador Aurélio Miguel - Líder do PR na Câmara Municipal de São Paulo.

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