Em abril de 2006 a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) começou a testar os paineis de Mensagem Variável. No início dos testes, a CET informou que os paineis ficariam 24 horas conectados à central de operação. Deveriam informar ocorrências como alagamentos, acidentes e rotas opcionais. Ou até ajudar em campanhas de conscientização.
Os 23 equipamentos espalhados nos principais corredores da cidade, testados desde 2006, estão desligados. Esse é um dos projetos da CET que não funcionam 100%. A Zona Azul Digital, também em fase de testes desde 2006, já não funciona como foi previsto. No site da Companhia, a informação é que é possível controlar créditos pelo celular. Na prática, isso não funciona.
“Paineis foram instalados em pontos estratégicos da cidade. Poderiam informar a situação do trânsito naquele trecho e quais as opções de rota alternativa”, lembra o arquiteto e urbanista Flamínio Fichmann, consultor de engenharia de tráfego. Segundo ele, a CET poderia adotar um modelo usado em Paris. “O sistema poderia informar quanto tempo o motorista vai levar para chegar até certo ponto se permanecer naquele corredor”.
A CET diz que contratou empresa para recuperar os 23 paineis de mensagens. E a previsão é que os equipamentos estejam operando em 90 dias. O valor do contrato é de R$ 1,2 milhão. Já a Zona Azul Digital faz parte de projeto de requalificação de estacionamentos, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário