Os distritos da Lapa, Pinheiros e Perdizes registraram juntos em abril um aumento no número de veículos furtados, com 424 casos. Em março, essas áreas tiveram 383 ocorrências, de acordo com dados divulgados no final de maio pela Secretaria de Segurança Pública. A zona Oeste da capital paulista é a região onde este tipo de crime é mais frequente.
Desde o início do ano, Lapa e Perdizes tiveram respectivamente 535 e 473 ocorrências. De acordo com especialistas em segurança, os furtos nestes distritos acontecem por fatores semelhantes. As áreas são caracterizadas por prédios residenciais, onde visitantes e até moradores costumam estacionar os carros nas ruas, atraindo a atenção de bandidos que circulam pelas ruas à procura de uma oportunidade. Em março, Perdizes teve 104 furtos, enquanto em abril foram 175. Por sua vez, a Lapa apresentou queda, com 160 casos em março e 125 em abril.
Já em Pinheiros, onde foram contabilizados 484 furtos a partir de janeiro, o comércio durante o dia e a concentração de bares e restaurantes abertos à noite atraem pessoas de outras regiões, fazendo com que haja circulação intensa de veículos nas ruas locais. Pontos das vias com pouca iluminação são os que mais favorecem as ações dos bandidos, raramente presenciados por pessoas nos estabelecimentos do entorno. Dados da Secretaria de Segurança Pública mostram que em março Pinheiros teve 119 furtos, e em abril, 124.
No ano passado, moradores e comerciantes da Rua Joaquim Antunes, em Pinheiros, além de furtos, também presenciavam assaltos, facilitados pelas sombras das árvores que impediam a passagem das luzes dos postes. Mas, ações da Polícia Militar, como as rondas ostensivas e a criação de um canal de comunicação direto com os condomínios, reduziram significativamente as ocorrências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário