sexta-feira, 17 de junho de 2011

Teatro Municipal - Arte renascentista volta a brilhar

O Teatro Municipal de São Paulo reabriu as portas ao público no último dia 10 após uma reforma que durou 2 anos e 8 meses e consumiu R$ 28,3 milhões em recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Prefeitura de São Paulo. Vitrais, portas, cortinas, tapetes, pinturas, assoalho, som, iluminação e poltronas não foram ignorados pelo time de profissionais que tocaram a obra, entre eles arquitetos, engenheiros, eletricistas e historiadores. “Queríamos fazer uma grande restauração, resgatar o projeto inicial do teatro”, diz a arquiteta Rafaela Bernardes, do Departamento do Patrimônio Histórico da Prefeitura e uma das responsáveis pela reforma.
Tinindo de novo, o Municipal terá uma grande novidade na área gastronômica. Até o fim de junho, deve entrar em funcionamento o Café do Teatro Municipal, com cozinha de Adolfo Gorenstein e ambiente com móveis criados pelos irmãos Campana.
Histórico
O Teatro Municipal foi inaugurado em setembro de 1911, inspirado na Ópera de Paris e tem na arquitetura exterior, traços renascentistas barrocos do século 17. O prédio passou por duas grandes reformas: a primeira entre 1951 e 1955, e a segunda entre 1986 e 1991. Nesta reforma atual, a mudança é sutil e pode ser notada, por exemplo, na perfeição das pinturas murais que ornamentam paredes e tetos, na limpeza dos vitrais, na cor viva dos tapetes e das cortinas.
“Nós restauramos 25 conjuntos de vitrais”, contabiliza Rafaela. Para isso, eles eram removidos, desmontados, limpos e remontados. O teatro virou um grande canteiro de obras com ateliês montados onde houvesse espaço. “O trabalho de restauro das peças foi quase todo feito aqui mesmo”, detalha Rafaela.
Serviço:
Teatro Municipal de São Paulo - Praça Ramos de Azevedo, s/nº, Centro. Telefone: (11) 3397-0300 / Bilheteria: (11) 3397-0327

Nenhum comentário:

Postar um comentário