sexta-feira, 17 de junho de 2011

Conceitos do microcomputador - Memória

Silvio Pereira
Consultor GlobalNet
Iniciando uma serie de reportagens semanais sobre conceitos importantes dos microcomputadores, esta semana o assunto principal é sobre a memória, seus tipos, importância e as formas de utilização.
Existem vários tipos de memória utilizadas em um microcomputador ou dispositivo eletrônico ao mesmo tempo. Os principais e mais conhecidos são: memória RAM, ROM, EPROM, CACHE, Virtual e Flash. Cada uma é usada para uma utilidade devido a suas características e funcionalidades. Quando falamos que o computador possui 2 ou 4 GB de memória, na verdade esta referencia é ligada a memoria RAM e demonstra que possui uma memória de trabalho,  aquela que é necessária para os aplicativos acessarem as informações no momento do processamento. Esta memória só mantem as informações quando o equipamento permanece ligado estando em constante alteração e enviando dados a outros dispositivos. Já a memória ROM ou EPROM são utilizadas para armazenar informações básicas para o funcionamento do  equipamento e nunca são alteradas quando em processamento normal, permanecendo com as informações mesmo quando o computador é desligado. A memória CACHE tem uma funcionalidade semelhante à memória RAM, porem com características de desempenho superior e fazem uma interface com o processador para melhorar a performance na troca de informações entre a memória RAM e o processador. Os processadores mais modernos possuem uma memória CACHE interna chegando a 24MB. A memória Virtual é um recurso que os sistemas operacionais utilizam quando a memória RAM esta completamente utilizada e os aplicativos necessitam de mais memória para processamento, normalmente é utilizado o disco rígido ou as memórias Flashes (Pen-Drive) para funcionarem como memórias voláteis. É altamente recomendado adquirir mais memória RAM quando o computador com frequência utiliza este recurso, pois como o acesso a disco ou a memórias Flashes são mais lentos que a memória RAM o desempenho do equipamento é comprometido.
Por ultimo, a memória Flash que é muito utilizada em dispositivos móveis e Pen-Drives, possuem características muito semelhantes à memoria RAM, porem com uma vantagem de permanecer com as informações mesmo quando desligado. Por esta característica é muito utilizada para armazenar informações que precisam ser alteradas e de fácil transporte. Esta memoria Flash, através do SSD (Disco em estado solido), deve substituir em um futuro próximo os discos rígidos, pois possuem características semelhantes não possuindo partes moveis e desempenho muito superior, perdendo hoje somente pelo preço e capacidade de armazenamento dos discos rígidos.
Se precisar de esclarecimento ou tiver alguma duvida sobre esta matéria ou qualquer assunto sobre informática, faça um comentario abaixo.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. email: spereira@gn2.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário