quinta-feira, 23 de junho de 2011

Contra a maré

Silvia Vinhas
BandSports
De time destruído pela eliminação da Copa do Brasil, pressionado pela torcida, com um técnico questionado e quase demitido, o São Paulo se transformou, em um mês, na melhor equipe do começo do Brasileiro. Impressiona o poder de resiliência do clube. Cada vez mais criticado em suas lutas particulares e políticas, o presidente Juvenal Juvêncio age como uma águia, pronta para atacar. Tem sempre uma carta na manga. Deve utilizar-se da máxima de que na vida devemos nos revisitar, recuar se preciso, apostando não numa derrota e sim numa mudança de estratégia. Juvenal sabe que o silêncio é uma arma poderosa e a paciência uma virtude. Continua firme e forte na pretensão de modernizar o Estádio do Morumbi e fecha os últimos detalhes de uma parceria gigantesca. Como as maiores arenas do mundo, o Cícero Pompeu de Toledo terá logo, logo, uma nova nomenclatura. Será a primeira arena do Brasil a seguir o exemplo das grandes potências do esporte mundial.
Quando achamos que a coisa vai desandar, o super goleiro Rogério Ceni fecha o gol de uma forma magistral e comanda, com maestria, uma garotada com sangue novo, criada com muito carinho e atenção nas categorias de base de um dos mais modernos e principais centros de treinamento do Brasil. E o resultado está aí. Desde 2003, quando foi adotada a atual fórmula de disputa, nenhum time conseguiu vencer mais do que suas quatro primeiras partidas.
A má notícia fica por conta dos campeonatos e torneios que se acumulam numa agenda mais que contestada pelos médicos de plantão. Os jogadores são exigidos ao exagero e os times se desdobram para cobrir os desfalques, com apoio total da CBF. O técnico Paulo Cesar Carpegiani vai ter que “rebolar” para manter os resultados com o empréstimo de cinco jogadores a outras competições. O calendário do futebol, cada vez mais atropelado, desestrutura as principais equipes no meio do furacão.
Mas aí vamos contar, mais uma vez, com o poder de recuperação e superação do time paulista. O São Paulo não manda recado… e rema contra a maré.
Silvia Vinhas é apresentadora dos programas Magazine e Opinião Livre, dos canais Bandsports e TV Unip, respectivamente. Fale com ela: leitor@grupo1.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário