sexta-feira, 10 de junho de 2011

Regras de futebol regra 2 – A bola

Sálvio Spinola
Arbitro FIFA
Esta regra define todas as características da bola: Tem que ser esférica, de couro ou outro material adequado, com circunferência mínima de 68 centímetros e máxima de 70 centímetros, no início da partida tem que ter um peso entre 410 e 450 gramas e a pressão interna tem que está equivalente ao nível do mar com 8,5 a 15,6 libras. Se a bola estoura ou esvazia com o jogo em andamento, o jogo tem que ser paralisado, o árbitro trocar a bola e reiniciar o jogo com bola ao chão. Se ocorrer com o jogo paralisado, a bola é trocada e o jogo reinicia no local onde estava paralisado. Durante a partida, se a bola bate no árbitro o jogo continua normalmente, porque o árbitro é neutro.
Despedida do fenômeno em jogos oficiais pela seleção
Por muitas vezes Ronaldo trouxe alegria a todos nós. Centroavante nato e fazedor de gols. Foi gratificante como profissional da arbitragem, fazer a última substituição do Fenômeno. Pude perceber ao vivo, com sua entrada em campo, sua emoção, seu carisma e, principalmente, a felicidade por estar no campo de futebol.
Resposta da pergunta da semana passada:
Alternativa A. Quando a bola estoura na marca do pênalti, o árbitro tem que parar o jogo, trocar a bola e reiniciar com bola ao chão no mesmo local onde a bola estourou.
Pergunta para a próxima semana:
Quantas substituições podem ser realizadas em uma partida de futebol oficial e em um amistoso entre seleções de nível “A”, principal?
a)      3 em partidas oficiais e quantas quiser em amistoso entre seleções.
b)      3 em partidas oficiais e 6 em amistosos entre seleções.
c)       5 em partidas oficiais e 6 em amistosos entre seleções.
O leitor Emerson Feitosa, do Morumbi, pergunta:
É obrigatório ter aquela bandeirinha no escanteio? Sim é obrigatório, serve para distinguir se a bola saiu pela linha de fundo ou linha lateral. Em alguns campos se vê uma bandeirinha na linha que divide o campo, esta bandeirinha é opcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário