Mesmo ainda tendo que cumprir 55 exigências do Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Cades) para implantação do monotrilho da Linha 17 - Ouro, o Metrô de São Paulo já iniciou o processo de desapropriação do projeto. No último sábado (11), foi decretado no Diário Oficial do Estado que os terrenos onde estão 65 imóveis na Zona Sul passam a ser de utilidade pública.
A Linha 17 - Ouro, que ligará a Estação Morumbi da Linha 4 - Amarela à Estação Jabaquara da Linha 1 - Azul, passando pelo Aeroporto e Congonhas, será operada por meio do sistema de monotrilho, com trens de média capacidade que circulam por vias elevadas de até 15 metros de altura. As primeiras desapropriações serão realizadas nos bairros do Campo Belo e da Saúde, onde os terrenos correspondem juntos a uma área de 21,3 km². Dos 65 imóveis a serem demolidos, 39 são residenciais.
Mas, o projeto tem resistência das associações dos bairros onde estão previstas estações. Para as entidades, o monotrilho é um meio de transporte que deve iniciar operação com capacidade já saturada, visto que o número de usuários a ser atendido deve superar as perspectivas de demanda do Metrô. Ainda de acordo com os moradores, o modelo de transporte mais adequado para a região seria o metrô convencional, que proporcionaria menos impactos nas áreas do entorno quando concluído.
Nenhum comentário:
Postar um comentário