sexta-feira, 27 de maio de 2011

A Vigilância pelo celular é possível?

Silvio Pereira
Consultor
GlobalNet
Monitoramento eletrônico, sensores, detecção de movimento, gravação de imagens, câmeras e todo aparelho eletrônico voltado à vigilância recentemente só era utilizado por empresas especializadas em segurança e possuía um custo elevado de instalação e manutenção. Estes sistemas eram instalados e monitorados somente em condomínios e empresas que realmente tinham um risco humano e financeiro elevado.
Como toda tecnologia eletrônica esta migrando para a informática, como telefonia, controles eletrônicos no automóvel, GPS, dirigibilidade de navios e aviões e TV digital, o monitoramento eletrônico esta numa fase semelhante à transição da TV analógica para a digital.
Hoje as câmeras de monitoramento analógicas estão ligadas a equipamentos que digitalizam as imagens e possibilitam vários recursos de monitoramento e gravação sem a necessidade do usuário estar simplesmente olhando para os monitores. Com o advento das câmeras de rede digitais, as analógicas tiveram o seu preço rapidamente reduzido, possibilitando que este ambiente de câmeras analógicas com conversores digitais a preços competitivos atingissem um público maior.
As câmeras de rede digitais possibilitam o armazenamento, envio e tratamento da imagem diretamente, pois esta já é gerada de forma digital. Esta inovação trouxe como resultado a melhor qualidade na imagem, possibilidade de maior manipulação através de softwares e hardwares, como computadores, celulares, TVs e Tablets.

100 anos das 500 milhas de Indianápolis

Silvia Vinhas
BandSports
Momento histórico para o automobilismo mundial. Quem um dia teve o privilégio de vivenciar o que é de fato participar e assistir as 500 milhas, sabe da importância deste evento para os amantes da velocidade. No início da carreira, quando era repórter da Indy, minha vida era transformada no mês de maio. Eu simplesmente me mudava para a cidade de Indianápolis. O autódromo era minha casa. A gasoline alley, estrada que liga a pista de corrida e as garagens das equipes, nossa meta diária em busca de notícias. De tão impressionada com a nossa rotina diária, a rede de televisão americana ABC, fez um reality show acompanhando o dia da equipe Band. Chegávamos no autódromo às 6h e saíamos às 20h. Os americanos registraram nossa batalha por entrevistas, as matérias e o desafio de mostrar o dia a dia dos pilotos. Nessa época os astros eram Rick Mears, A J Foyt, Al Unser Jr e claro, Emerson Fittipaldi, e Raul Boesel. Afinal, foram esses homens que abriram caminho para a nova geração de pilotos que brilha em pistas internacionais.
As 500 milhas de Indianápolis é o maior evento individual do mundo. Para essa corrida, o público estimado, que realmente assiste sentado nas arquibancadas, é de 500 mil pessoas. Você pode imaginar essas mesmas pessoas instaladas em hotéis espalhados pela cidade, ou em trailers, durante o final de semana? Tradicionalmente acontecem vários eventos na semana da corrida. O momento mais esperado por todos é a grande parada da cidade, com o desfile dos 33 pilotos do grid mais cobiçado do mundo, que são aplaudidos como verdadeiros heróis.
Vencer Indianápolis é um sonho cobiçado. Vale mais que uma temporada inteira. Quem vence as 500 milhas, entra no Olímpio dos Deuses da velocidade e é respeitado onde quer que vá.  O rosto do vencedor é eternizado na taça que fica em destaque no Museu do autódromo. O anel do campeão, esculpido em ouro com uma bandeira quadriculada, é invejado por todos. Não há pódio, nem champagne. O vencedor e seu carro são elevados como um troféu único, no meio da pista, e ovacionados pela multidão.
Poucos privilegiados conseguiram esse feito, muitos encerraram a carreira sem saborear o poderoso leite. Emerson Fittipaldi, Helio Castroneves e Gil de Ferran foram os três brasileiros que chegaram lá. E o mundo se rendeu a eles.
Silvia Vinhas é apresentadora dos programas Magazine e Opinião Livre, dos canais Bandsports e TV Unip, respectivamente. Fale com ela: leitor@grupo1.com.br

Arbitragem no Campeonato Paulista

Salvio Spinola
Arbitro FIFA
Acompanho a arbitragem do Campeonato Paulista desde 1990, eu já atuei como árbitro em 16 campeonatos, e posso dizer, com segurança, que neste ano vi a melhor arbitragem de todos os anos. Teve o principal requisito que se exige de uma arbitragem: a legitimidade dos resultados. Inquestionável o resultado dos classificados, do campeão e das equipes rebaixadas para a segunda divisão. Requisito que também vi em outros campeonatos. Mas o Paulistão de 2011 teve muito mais. Vimos o surgimento de novos árbitros e principalmente árbitros assistentes, onde demonstraram grande talento. Também vimos uma pluralidade de árbitros durante o campeonato. E, os oito jogos decisivos, das quartas de final, semi-finais e nas duas decisões do título, foram partidas apitadas por oito árbitros diferentes. Assim deve ser o modelo de arbitragem para um campeonato: quantidade de árbitros com qualidade, evitando o desgaste e a repetição de árbitro, proporcionando ao profissional do apito uma carreira mais longa. A experiência com árbitros adicionais atrás do gol mostrou ser muito positiva, fortalece a tomada de decisão.
Resposta da pergunta da semana passada:
Alternativa C. Deve repetir o arremesso lateral, porque a bola não entrou em jogo.
Pergunta para próxima semana:
Qual a largura das linhas que marcam o campo de jogo?
a)      21 cm no máximo.
b)      Pode ser de qualquer largura.
c)       Da mesma largura da trave, tendo no máximo 12 m.
O leitor Marcelo Rocha, da Vila Sônia, pergunta:
Se no início do jogo chutar a bola diretamente ao gol adversário e a bola entrar, este gol é válido? Sim, do tiro de saída é válido um gol diretamente.

Polícia x trânsito x bombeiros

Não há mais condições de trabalho e atendimentos urgentes para a polícia de São Paulo, diante do caos no trânsito. É impossível para a polícia perseguir um criminoso em veículo ou em uma moto diante do difícil trânsito. A solução é policiar com motos de altas cilindradas, para poder alcançar o bandido quando de moto ou de carro.
Damos como exemplo e rapidez, os atendimentos feitos pelos bombeiros. “Das 1.157 ocorrências de março deste ano, 294 foram feitas por bombeiros pilotando motocicletas do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e o Corpo de Bombeiros”, segundo Cristiane Bonfim, no jornal O Estado de S. Paulo.
A parceria recente entre o Corpo de Bombeiros e SAMU, já mostrou eficiência no atendimento de emergência.  As motocicletas são equipadas com acessórios de primeiros-socorros como desfibrilador cardíaco, tubo de oxigênio e medidor de pressão, entre outros. Atualmente são quatro duplas de bombeiros com as chamadas motolâncias (inv.ambulância) e, segundo o coordenador do SAMU, Paulo Kron, a parceria tem como objetivo reduzir o tempo de atendimento e, por conseguinte, a mortalidade precoce das vítimas.
“Diminuir o tempo de espera do solicitante ajuda a salvar vidas. Nas motos, os bombeiros, além de dar os primeiros atendimentos, já informam à central sobre a gravidade do caso e a necessidade da ambulância”, disse o capitão Miguel Jodas, do Corpo de Bombeiros.
O. Donnini, jornalista

Trabalho da Sabesp está sob suspeita enquanto o cidadão corre riscos e coleciona prejuízos

Aurelio Miguel
Vereador SP
O trabalho da Sabesp deveria ser tão cristalino quanto a água tratada que essa empresa promete entregar nos lares paulistanos. Mas em boa parte de suas ações, a atuação dela é tão clara e ‘perfumada’ como o material que ela despeja sem nenhum cuidado no já poluído rio Pinheiros. Para tentar desvendar o mistério das águas dessa empresa de capital misto e com ações na Bolsa de Valores é que estou acionando a Secretaria de Habitação de São Paulo, responsável pelo Fundo Municipal de Saneamento Ambiental e Infraestrutura. A Câmara Municipal de São Paulo tem que ser informada sobre todas as suas atividades. Como vereador e cidadão quero saber de onde vem as verbas destinadas a empresa, para onde elas vão e onde ficam depositadas. E, claro, como e se são aplicadas.
É senso comum associar a poluição por esgoto a céu aberto e sem tratamento a favelas e habitações de comunidades mais carentes. Mas isso é um engano. Pode parecer absurdo, mas o esgoto de bairros endinheirados como Panamby, Cidade Jardim, Real Parque e Morumbi deságuam ‘in natura’ no Rio Pinheiros. O esgoto de pobres e ricos polui da mesma forma. Diversas reportagens deste jornal já demonstraram esse pecado ambiental. É preciso saber para qual esgoto seguem as verbas milionárias destinadas ao saneamento ambiental em nossa cidade. Por isso mesmo estou exigindo das autoridades responsáveis informações urgentes.

Deputados e vereadores se manifestam sobre a CPI na Sabesp

Depois do silêncio da Sabesp, presidida por Dilma Pena, é a Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, que tem como secretário Edson Giribone,  que faz vistas grossas para as supostas denúncias de irregularidades. Deputados como Geraldo Cruz e Carlos Zarattini protestam e denunciam no plenário. Vereadores paulistanos, como Aurélio Miguel  também querem ouvir a estatal e apurar os serviços de qualidade duvidosa oferecidos à população. Após inúmeras matérias publicadas em todos os jornais do Grupo 1 (Gazeta de Pinheiros, Jornal do Butantã, Morumbi News, Tribuna de Santo Amaro e São Paulo News), fundamentadas e sem nenhuma resposta por parte da Cia. e Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), a comunidade da região Sudoeste solicitou aos deputados estaduais estudos para a realização de CPI na Assembleia Legislativa a fim de apurar supostas irregularidades na Sabesp, com prejuízos a toda a população de São Paulo, devido a taxas duplamente cobradas (fornecimento de água e “afastamento” de esgoto e sem tratamento adequado, despejado in natura nos rios Tietê e Pinheiros)  e com serviços de qualidade duvidosas do anunciado. Foram enviadas as matérias “Por que a Sabesp continua jogando esgoto in natura no Rio Tietê, publicada em 6 de maio do corrente; “Esgotos de áreas nobres são despejados pela Sabesp no Rio Pinheiros”, de 13 de maio; “Crise crônica no abastecimento de água da zona Sul”, de 26 de março; “Esgotos in natura são despejados em córregos e rios”, de 18 de março e “Billings recebe 400 toneladas de lixo por dia, mais metais pesados. Tratamento ‘purifica’ a água?“, de 27 de outubro de 2010.  

Obras na Francisco Morato só terminam em novembro

As obras de substituição do asfalto pelo piso de concreto no corredor de ônibus da Avenida Professor Francisco Morato começaram a dificultar o trânsito na zona Oeste da Capital. Os motoristas que circulam por estas vias sentem dificuldade principalmente nos horários de pico, das 7h às 10h e das 17h às 20h. Os trabalhos devem durar cerca de 20 dias no trecho bloqueado e até novembro no restante da via, sentido Centro.
A etapa atual das obras compreende uma extensão de 800 metros da faixa da esquerda da Francisco Morato, entre as ruas Aparaó e Edmundo Scannapieco, na pista em direção à Avenida Eusébio Matoso. Diariamente, passam pelo corredor 15 linhas municipais, que agora circulam pela faixa da direita, enquanto os veículos da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) foram transferidos para a Avenida Eliseu de Almeida.
Como alternativa, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) orienta os motoristas a utilizarem a seguinte rota: ruas Aparaó, Comandante Lira, Lício Marcondes do Amaral e Três Irmãos. Uma segunda opção é o trajeto pelas avenidas Eliseu de Almeida e Giovanni Gronchi, além da Rodovia Raposo Tavares. 
A troca do piso de asfalto pelo de concreto será feita também nas avenidas Eusébio Matoso e Rebouças, durante as férias de julho e de dezembro, quando também começam os trabalhos na Rua da Consolação, última etapa, com entrega estimada para maio de 2012. A reforma no corredor de ônibus está orçada pela Prefeitura de São Paulo em R$ 22,9 milhões.

Shoppings apresentam má qualidade no ar

Dos 50 grandes shoppings da cidade de São Paulo, 21 deles já passaram por fiscalização da qualidade do ar, mas apenas dois tiveram o processo finalizado com sucesso. Os 19 restantes continuam com alguma irregularidade ou em fase de adequação do sistema de ar-condicionado, que pode, na verdade, ser uma armadilha para a saúde. Os riscos vão de doenças pulmonares a alérgicas.
Por lei, ambientes fechados com grande movimento de pessoas têm de ter um sistema de ar-condicionado que funcione em perfeito estado.
As fiscalizações começaram depois de um termo de cooperação formado em 2004 entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa), mais conhecida como Vigilância Sanitária.
Sempre me duplas, comportando-se como clientes comuns, os auditores passaram quatro horas sem cada local. A missão que tinha era simular compras, inspecionar vitrines e banheiros, percorrer áreas comuns e interagir com seguranças e funcionários.
“O que mais nos chamou a tenção foi a falta de limpeza em banheiros de empreendimentos requentados, como o Pátio Paulista, e o despreparo de boa parte dos seguranças, incapazes de dar informações  básicas”, conta o presidente da Associação Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC), Alexandre Diogo.
Na classificação dos 21 estabelecimentos avaliados, os shoppings Cidade Jardim, Ibirapuera e Morumbi Shopping ficaram entre os excelentes. O Continental, Iguatemi, Bourbon, Jardim Sul, Villa-Lobos, Interlagos, SP Market, Eldorado e Pátio Higienópolis, entre os satisfatórios. Já os Pátios Paulista, Butantã e West Plaza estão na lista dos insatisfatórios.

Rua dos Pinheiros - AMEPI apresenta projeto do bulevar à CET

A Associação de Moradores e Empresários de Pinheiros (AMEPI) se reúne hoje (27), com representantes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para debater itens técnicos do projeto que prevê a implantação de um bulevar na Rua dos Pinheiros. O encontro com representantes do órgão é necessário, visto que qualquer projeto urbanístico proposto na cidade de São Paulo precisa ter os impactos no trânsito avaliados.
No que se refere ao bulevar da Rua dos Pinheiros, a AMEPI mantém intenso contato com a CET sobre a iniciativa desde o início do ano. “Já encaminhamos as principais informações do projeto, e a reunião será uma etapa importante no procedimento de viabilização do bulevar”, afirma o membro do Conselho Deliberativo da entidade Nelson Terra Barth.
Outra novidade da AMEPI, é que até o próximo dia 4, será finalizado seu processo de fundação oficial, por meio do envio de informações dos seus 93 membros ao 8º Cartório de Registro Civil e Pessoas Jurídicas.  
Moradores e comerciantes da Rua dos Pinheiros podem conhecer mais detalhes sobre o bulevar pelo e-mail analucia@grupo1.com.br ou pelas reuniões da AMEPI.

USP terá segurança reforçada da PM

Após o assassinato do estudante Felipe Ramos de Paiva, 24, no estacionamento da Faculdade de Economia da USP na semana passada, houve uma determinação da direção da faculdade para que os alunos não fiquem dentro dos veículos. Os estudantes agora evitam parar os carros ali e adotaram o costume de ir em grupos até os seus veículos.  
O reitor da USP, João Grandino Rodas, defende a atuação da Polícia Militar no campus, o que é motivo de debates entre os alunos. A PM planeja promover ações específicas para a universidade, como reforço do patrulhamento próximo aos estacionamentos, rondas policiais de bicicleta de dia e policiamento a pé na área das agências bancárias do campus no Butantã. A instalação de base comunitária também é estudada.
O aval para a PM atuar dentro da Cidade Universitária foi concedido pelo Conselho Gestor do Campus da USP, em reunião extraordinária com o reitor. Após a decisão quase unânime – dois dos 40 conselheiros votaram contra -, uma nova reunião deve ser convocada para  definir como será e quando entra em vigor a parceria com a PM. 
“Será elaborado um protocolo para definir os limites da ação policial e a polícia estará no campus o mais rápido possível”, disse o presidente do Conselho Gestor, José Roberto Cardoso.
Para o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da USP, que votou contra a presença da PM, trata-se de “medida oportunista”. “A cidade toda é policiada e não é isso que resolve a questão”.

Avenida Eliseu de Almeida continuará abandonada e com crateras

Apesar de toda a campanha de moradores e usuários da importante via, a Prefeitura informa que só o ano que vem iniciará as obras de recapeamento. Buracos enormes, lombadas e imperfeições no piso, não motivam o Executivo a iniciar imediatamente as obras, que deveriam ser prioritárias e estavam prometidas para este ano.
Usuários, moradores e pedestres que utilizam Avenida Eliseu de Almeida  reclamam da situação da via. Buracos, asfalto irregular e falta de sinalização são algumas das queixas. A avenida é o principal acesso de quem vem de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, e da Rodovia Régis Bittencourt para São Paulo. Com a proibição dos caminhões na Marginal Pinheiros e no Morumbi, o trânsito pesado foi transferido para o Butantã.
“A calçada é ruim, você só vê lixo. Asfalto ruim, lombada com a pintura apagada”, reclama a auxiliar de produção Maria Aline de Oliveira. “Eles tapam um buraco e cria um desnível. Se você andar a pista inteira, vai ver a situação”, completa ela.

Associações ‘lutam’ por seus territórios

Sem muito alarde, a elite de São Paulo tem feito valer sua vontade ante projetos que podem alterar o cotidiano de seu bairro. Em geral, as estratégias vão de reuniões de pequenos e influentes grupos à contratação de advogados e consultores.
Em Higienópolis, a área mais valorizada da região central, um dos temores dos 3.500 signatários era que a estação, que seria instalada na Avenida Angélica, atraísse camelôs e aumentasse o número de “ocorrências indesejáveis”. Só que o pleito ganhou ares de luta de classes com a adição de uma expressão, “gente diferenciada”. Um protesto bem-humorado, chamado de “Churrasco da Gente Diferenciada”, conquistou 55 mil adeptos no Facebook e levou cerca de 600 pessoas às ruas do bairro. Até a semana passada, o governo afirmava que o projeto da estação seria deslocado para a Rua Sergipe.
No Morumbi, em junho do ano passado um boato que se alastrava havia alguns meses pelos arredores da Avenida Jorge João Saad foi confirmado. Um monotrilho – trem que circula por um viaduto de concreto – passaria pela região, o que segundo a companhia do Metrô, a obra garantiria a qualidade ambiental e melhoraria o trânsito na região.  

Pico do Jaraguá- Parque Estadual completa 50 anos

Marco da geografia paulistana, o Pico do Jaraguá destaca-se da Serra da Cantareira com 1.135 metros de altura. Trata-se do ponto mais alto da cidade de São Paulo, de onde é possível avistar, num dia de ar limpo, um raio de 55 quilômetros. Em 1946, a Prefeitura de São Paulo transformou o Pico do Jaraguá em ponto turístico da cidade. Em 1961 (há 50 anos), foi criado o Parque Estadual do Jaraguá, onde os visitantes podem conhecer as pias de lavagem manual do ouro ao lado das ruínas do grande casarão do próprio Afonso Sardinha. Esse parque foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico) em 1983.
História
Jaraguá em tupi significa “senhor do vale”. As primeiras notícias que se tem do local é que nele estava estabelecido o português Afonso Sardinha, caçador de índios, traficante, que descobriu vestígios de ouro no ribeirão Itaí, no pico, por volta de 1580. No entanto, como os índios dominavam a região, travaram-se numerosas guerras contra os nativos da terra. A mineração, portanto, só teve início dez anos depois.
Em 1994, o Parque Estadual do Jaraguá foi tombado pelo Patrimônio da Humanidade pela Unesco, passando a integrar a Zona Núcleo do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, Reserva da Biosfera.
Serviço:  Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539 – Jaraguá – zona Norte.

Aquecedores e chuveiros - Prepare-se para o inverno!

Quando chegam os dias mais frios, é tempo de começar a pensar em soluções que mantenham o ambiente com temperatura agradável e confortável. Saiba como escolher o equipamento certo para aquecer o seu ambiente ou o chuveiro ideal para um delicioso banho com as dicas a seguir:
Aquecedores
·        Elétricos portáteis: apresentam-se sob várias formas e modelos (emissores, convectores, acumuladores), mas partilham as mesmas vantagens: fáceis de instalar, sem obras, sem tubagens, sem caldeiras e sem manutenção. 
·        Portáteis: são excelente solução para a climatização de ambientes, pois são práticos devido a facilidade de locomoção e instalação nos vários ambientes onde se necessita de aquecimento, como a sala, quartos e banheiros.
As temperaturas são facilmente reguláveis através de termostato, o que possibilita a manutenção de temperaturas ambientes agradáveis mesmo nos dias mais frios do ano. Os aparelhos de aquecimento local estão disponíveis em variados formatos e tamanhos.
Os benefícios da utilização dos aquecedores de ambiente são várias, entre elas podemos destacar:
·        Deixam os ambientes agradáveis e aconchegantes em qualquer momento do dia ou da noite
·        Podem ser utilizados no banheiro, tornando o banho ainda mais relaxante
·        Contribuem para evitar resfriados e gripes, principalmente, em crianças e pessoas idosas, pois mantêm a temperatura em níveis adequados ao organismo.
Ducha elétrica  

CASA COR: 25 anos de sucesso

Prestes há completar 25 anos, o Grupo Casa Cor comemora o sucesso da mostra reconhecida internacionalmente como o maior evento de arquitetura e decoração das Américas, e o segundo maior do mundo. Na capital paulista, são realizados dois eventos anuais. No primeiro semestre, Casa Cor, que neste ano acontece de 24 de maio a 12 de julho pelo sexto ano consecutivo no Jockey Club de São Paulo, onde apresenta quatro mostras simultâneas: Casa Cor, com tendências em arquitetura, decoração e paisagismo, voltadas para o “morar bem”; Casa Kids, voltada para a família e o “morar” infantil com ambientes especialmente projetados para crianças de até 12 anos; Casa Hotel, destinada aos profissionais do setor de hotelaria e turismo apresentando as tendências presentes nos hotéis mais charmosos do Brasil e do mundo; e Casa Talento, uma oportunidade para novos talentos da arte e do design brasileiro mostrarem seus melhores trabalhos sob um grande conceito. No segundo semestre, Casa Cor Trio, apresenta três mostras simultâneas: Casa Cor Boa Mesa, com as novidades em decoração e arquitetura para ambientes relacionados ao prazer de cozinhar e receber bem; Casa Office, com as tendências em mobiliário e decoração corporativa para escritórios de grandes, médias e pequenas empresas; e Casa Festa, com soluções em decoração para todos os tipos de festa. Nas próximas edições, confira mais detalhes sobre a Casa Cor 2011.
Local: Jockey Club de São Paulo - Av. Lineu de Paula Machado, 875 - Cidade Jardim. De segunda a sábado, das 12h às 21h30; domingo, das 12h às 20h.
Mais informações:  www.casacor.com.br/saopaulo/

O leitor escreve

Calçadas põem pedestres em risco
“Gostaria de sugerir que a reportagem fosse até a Rua dos Três Irmãos, quase esquina com a Rua Regente Leon Kaniefsky, para verificar como os comerciantes ali estabelecidos fizeram da calçada um estacionamento, obrigando os pedestres a andar pela rua. O que se vê são “carrões” estacionados ocupando toda a calçada e os pedestres disputando lugar com os veículos que estão passando por ali. Já reclamei na prefeitura, há algum tempo, mas fui simplesmente ignorada”.
Sônia Ielo Deróbio

Lixão em região nobre
Moradores da região da Vila Andrade, Morumbi e Jardim Sul denunciam o desmazelo com a limpeza pública em praças e ruas da região. Algumas ruas se transformaram em depósito de lixo, entulho e pneus velhos, propício para criadouro de dengue.

Licença ambiental do Itaquerão
“A imprensa noticiou e os fatos a seguir confirmaram que o documento solicitando licença ambiental para as obras de construção do Itaquerão deu entrada na Secretaria do Verde e Meio Ambiente numa 5ª feira e a licença foi concedida na 4ª feira seguinte, ou seja, 7 dias após! Alguns otimistas disseram “Prazo Recorde”. Não foi prazo recorde nenhum porque para este caso simplesmente não existiu nenhum prazo; prazo zero; 7 dias após entrega, em qualquer repartição pública no Brasil esse documento não teria nem sido aberto. Certamente foi o que aconteceu. É evidente que a licença foi concedida por ordem superior, o que se constitui num precedente “sem precedentes”, que tem o único mérito de desmoralizar processo tão importante para a sustentabilidade do desenvolvimento da nossa cidade.
O pior disso tudo não foi a petulância do nosso prefeito de liberar a licença nessas condições, mas o fato de não ter aparecido nenhuma voz, nem da imprensa, nem de ninguém que demonstrasse um mínimo de indignação com procedimento tão lamentável”.
Julio Cerqueira Cesar Neto

Gaston Bonnet

Jantar de homenagem a Andreatta Rizzo
O desembargador José Carlos Andreatta Rizzo aposentou-se pela compulsória ao completar setenta anos de relevantes trabalhos na magistratura. É um dos integrantes da Turma João XXIII (1965) do Largo de São Francisco, da qual fazem parte eminentes advogados, juízes, desembargadores e homens ilustres que abraçaram carreiras políticas, ou trabalham em outras áreas, de modo a continuar valorizar a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Colegas, amigos e familiares participaram, no último 21 de maio, de um jantar no Hotel Renaissance, comemorando o seu aniversário e festejando a merecida aposentadoria. Os desejos de todos são para que o desembargador aceite outros desafios; continue contribuindo com sua ciência e experiência para engrandecer o País, que tanto necessita do trabalho de seus filhos ilustres.
Luiza Eluf se desfilia do PV 
A procuradora do Estado Luiza Eluf encaminhou sua desfiliação do Partido Verde (PV) na semana passada, sigla pela qual concorreu à deputada federal nas eleições do ano passado. No entanto, afirma que não desistiu da carreira política e estuda filiar-se ao PMDB. Segundo ela, “não existe o partido ideal, mas alguns encontram-se em melhor fase do que outros. O PMDB pretende fazer uma grande renovação em São Paulo e haverá um evento dia 4 de junho para recepcionar os novos filiados. Acho importante que as próximas eleições municipais conduzam nossa cidade a uma administração séria e competente”.  
8ª Jornada de Profissões no Colégio Rio Branco
Em total sintonia com o processo de orientação vocacional do Colégio Rio Branco, uma pesquisa é realizada para levantar quais temas, cursos, faculdades e profissões despertam mais interesse nos alunos. Assim, afinada com as expectativas dos alunos, é elaborada a  8ª Jornada de Profissões de forma mais produtiva e eficiente. O evento será realizado no dia 28 de maio. Os alunos das unidades Higienópolis e Granja Vianna acompanharão palestras durante todo o dia, sobre diversas áreas de atuação, dentre elas, Relações Internacionais, Administração, Engenharia, Medicina, Direito, Arquitetura, Fisioterapia, Biologia, Psicologia e Jornalismo. Ouvindo profissionais qualificados, os jovens poderão aprender um pouco mais sobre os temas e tirar suas dúvidas.
Sacolas plásticas banidas?

Cuidados com a saúde respiratória nesta época

Os dias de inverno são responsáveis por uma maior circulação dos vírus respiratórios, que podem fazer com que até mesmo simples resfriados se apresentem de forma bem mais agressiva nas crianças pequenas ou em indivíduos com fragilidades específicas.
Um exemplo típico é a bronquiolite, com o frequente vírus sincicial respiratório. Em bebês pequenos, especialmente nos menores de 1 ano, crianças prematuras ou aquelas que possuem doenças como cardiopatias congênitas, a doença pode causar até falência respiratória, determinando internações ou a necessidade de tratamento em UTI infantil.
Em caso de episódio agudo de determinada infecção de maior gravidade, a criança pode demorar a ficar totalmente restabelecida. Isso ocorre porque este vírus pode causar uma lesão importante e duradoura no epitélio respiratório, e o pequeno apresentar sintomas prolongados, mesmo após a resolução do quadro agudo, com a eventual necessidade de acompanhamento por um especialista em pneumologia pediátrica.
“Este é um dos bons motivos pelos quais os pediatras orientam que pessoas doentes não visitem os bebês pequenos. Todos que estiverem em contato com a criança devem lavar bem as mãos antes de tocá-la. E se a mãe na época da amamentação ficar doente, deverá usar a máscara respiratória ao amamentar”, comenta Marina Buarque de Almeida, pneumologista pediátrica da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia. 
Outro dado importante que agrava e complica a vida destes bebês é a exposição a fatores irritantes e poluentes intradomiciliares, como o cigarro. O tabagismo passivo causa irritação nas vias aéreas do bebê, deixando-o mais predisposto a contrair infecções, tornando-se um aditivo à lesão causada pelo tabaco.

Dorina Nowill homenageia empresas

A Fundação Dorina Nowill homenageará no próximo dia 31, às 19h, no Teatro CIEE.
O evento é um reconhecimento especial aos patrocinadores da instituição. Empresas que acreditam no trabalho de inclusão das pessoas com deficiência visual no Brasil, por meio do serviço de reabilitação e da produção e distribuição de livros braille, falado e digital acessível.
Serviço: Espaço Sociocultural - Teatro CIEE, Rua Tabapuã, nº 445, Itaim Bibi. www.fundacaodorina.org.br

Pizzaria & Boteco Corleone


Al Pacino, Camorra e Buonasera,  perfeita combinação de sabores
Excelente opção para se saborear deliciosas pizzas à noite com os amigos é a Pizzaria & Boteco Corleone, uma das mais frequentadas em Pinheiros.
Sob a direção do pizzaiolo André Lavinas D’Ângelo a casa apresenta um espaço arejado para receber clientes e amigos, todo decorado com ar praiano, em palha, esteiras e plantas no estilo rústico e intimista. O ambiente agradável e a preparação de pizzas em no máximo 20 minutos. “É como se todos os dias fossem de festa na casa, eu procuro não deixar faltar nada e atender o cliente sempre com o máximo de atenção para que ele retorne satisfeito”, convida André.
Um dos pontos principais que ele faz questão de supervisionar na preparação das pizzas, é a padronização de recheio, sempre bem recheadas e crocantes. Eu só uso produto de primeira linha e o preço é muito acessível.
Destaque para as pizzas: Al Pacino, feita com queijo brie, damasco seco, amêndoas em lascas e fios de mel, traz uma combinação de doce com salgado que aguça ainda mais o paladar; Camorra, que traz fatia de abobrinha, mussarela, queijo polenguinho, azeitonas pretas picadas e mangericão, proporciona leveza na junção da abobrinha com o polenguinho e o toque do mangericão é sutil, muito apetitosa; e a Buonasera, preparada com peito de peru, tomate seco, mussarela de búfala, mangericão e maçã verde picada, traz um paladar mais apurado, a essência dessa pizza está na união de ingredientes salgados com a quebra do gosto da maçã verde, que complementa o sabor. Para acompanhar, deliciosas caipirinhas.
Como sobremesa, André sugere o calzone de chocolate com banana, servido com uma bola de sorvete de creme.
André explica que tem opção de pizza com massa integral feita sem adição de açúcar para que pessoas que não podem consumir açúcar possam também frequentar a casa.
Serviço: Pizzaria & Boteco Corleone – Rua dos Pinheiros, 317 – Pinheiros. Delivery: 3062-7843. Horário de funcionamento: Terça a domingo, a partir das 18h. Atendimento on-line: www.pizzariacorleone.com.br

Vitrine - 27 de maio de 2011

O Dia dos Namorados está chegando e para presentear bem a Veroska traz uma linda vitrine com roupas, calçados, acessórios e produtos de beleza.
Sharisma, 1ª grife de roupas para idosos
A Sharisma, inovadora grife brasileira voltada aos idosos, oferece um serviço personalizado de atendimento profissional na residência do cliente. A coleção é formada por uma ampla variedade de artigos que inclui roupas para dormir, vestidos, calças, blusas, camisas e casacos com modelagens e tamanhos especiais.
Serviço: Praça Amadeu Amaral, 94, Bela Vista.
www.sharisma.com.br

Elite Travel
 De uso doméstico, foi desenvolvido com as tecnologia Nano Silver antibacterial e Tourmaline Technology, um mineral termoativado que potencializa a emissão de ondas infravermelhas que trata os cabelos de dentro pra fora e íons negativos, fecham a cutícula dos fios mantendo sua umidade natural, brilho e maciez. Contém duas velocidades e botão jato de ar frio. O Travel, uma versão ideal para viagens, conta ainda com a tecnologia Ceramic Ion.
Potência: 110V – 1200 Watts de potência e 220V – 1500 Watts de potência
Preço R$ 89,00.
Serviço: SAC 0800-724-4262.
www.gamaitaly.com.br
Linha Naturals Chocolate e Castanha do Pará
Avon Naturals apresenta Avon Naturals Chocolate e Castanha do Pará, composta por shampoo sem sal, condicionador, creme para pentear e máscara reparadora. Sua fórmula é enriquecida com extratos de cacau e semente de castanha-do-pará, que deixam os cabelos macios e deliciosamente perfumados.
Serviço: Avon - 0800-708-2866.
www.avon.com.br
Linha Avon Baby
A Avon lança a coleção Avon Baby, especialmente desenvolvida para crianças de zero a dois anos. A linha, que leva a assinatura Avon Baby – Por um bebê Feliz!, é composta por água de colônia, sabonete líquido, loção hidratante e creme protetor para prevenir assaduras, que transformarão momentos entre mãe e bebê em pura felicidade.
Serviço: Avon – Tel.: 0800-708-AVON (0800-708-2866).
www.avon.com.br
Voga bolsas
As bolsas da “Minina di Minas” estão com preços especiais na Voga – loja/galeria.
Serviço: A Voga - loja/galeria fica na Rua Cotoxó, 493, em Perdizes. Tel.: (11) 2872-8742.
www.voga.art.br    
   
Luiza Prado Calçados lança linha ECO
A empresa que nasceu em Goiás em 2004 e que começou sua expansão através de franquias, inova com a coleção Renda-se! Que faz parte da linha ECO, toda confeccionada em couro ecológico! O material é sintético, sendo super similar ao couro animal utilizado na indústria calçadista e muito bem planejado.

Cinema - 27 de maio de 2011

Se Beber, não Case 2 (The Hangover 2). Todd Phillips. Comedia. Depois da inesquecível despedida em Las Vegas, o noivo Stu e seus inseparáveis ressacados partem para Tailândia para o casamento. Antes da festa nupcial, a galera resolve juntar-se para um inocente e sossegado Café da Manhã, que na verdade será duas vezes pior que a ressaca anterior. Com Liam Neeson e o ex-presidente Bill Clinton.
O Poder e a Lei (The Lincoln Lawyer). Brad Furman. Drama. Michael Haller (Matthew McConaughey, em um dos primeiros papeis dramáticos de sua carreira) interpreta um advogado acostumado a pegar casos fáceis e rentáveis. Até que um dia ao defender um jovem playboy, o que parecia ser fácil pode tornar-se um precipício para sua carreira. Com Marisa Tomei. Baseado no best-seller de Michael Connelly. (119 min).