Estreou ontem (19) no Teatro Alfa um projeto cênico que visa homenagear O Dr. Alfredo Mesquita através de sua própria obra. 3 CASAS resgata a memória deste que foi uma das mais importantes personalidades das Artes Cênicas de São Paulo, jornalista que se dedicou à dramaturgia, direção, crítica jornalística (e também articulista) assim como criador da primeira escola de teatro de São Paulo, Escola de Arte Dramática (EAD), docente e literato.
Com isso, foi criado e produzido um espetáculo teatral com uma proposta inovadora e desafiadora: o tríptico teatral. Uma proposta que, inspirada na paixão de Dr. Alfredo pelo teatro, incentiva uma nova forma de criação e direção teatral. A proposta se inicia na produção do texto dramático inspirado livremente em contos de Dr. Alfredo Mesquita. Três autores, reconhecidos por suas obras, foram convidados a escrever três textos que, a princípio, parecem ser independentes. Os mesmos autores dirigiram seus textos, e criou-se coletivamente uma única dramaturgia cênica, sem que isso interferisse na construção poética de cada um. São eles Nosso Filho de Gabriela Rabelo – inspirado em Nosso Filho, Esperança de Família de Calixto de Inhamuns – inspirado em A Esperança de Família e A Suruba e Xale Roxo de Paulo Faria – inspirado em Xale Roxo e Cavação.
Cada autor assinou uma parte do tríptico, mas unidos assinam o espetáculo, que foi ambientado numa sala de ensaio, num camarim, no universo da construção teatral, onde o mesmo elenco conta três histórias sobre a São Paulo ambientada na década de 1930-40, no momento em que a cidade se verticaliza.
A escolha dos atores foi feita pelos três diretores em conjunto, pois o mesmo elenco será interprete nos três “módulos” do Tríptico. O mesmo ocorreu com relação aos criadores de áreas específicas (luz, cenário, figurino, etc.). O desafio aqui é que, trabalhando com a mesma equipe, o posicionamento de cada diretor, sua poética – o seu imaginário criativo – e suas experiências sejam respeitados.
Assim, o trabalho dos atores neste projeto é de vital importância, uma vez que cabe a eles a unidade condutora das 3 casas, possibilitando vivenciar três formas de direção, em um mesmo processo criativo e ainda assim construir um único espetáculo. Dividido, digamos, em “3 CASAS”.
Uma proposta baseada não na individualização do processo criativo, mas sim na criação de uma rede criativa: o todo só tem completude com a somatória das informações advindas da duplicidade autoria/direção e ao alcançar a complexidade de uma obra teatral única.O Projeto Tríptico Alfrediano é composto de três ações culturais: 1) O espetáculo de teatro com uma proposta inovadora e desafiadora de dramaturgia e direção: o tríptico teatral. 2) as leituras dramáticas dos textos criados para esse projeto. 3) O ciclo de palestras, com o intuito de revisitar a vida cultural e artística da cidade de São Paulo na época de Dr. Alfredo; serão encontros com intelectuais e artistas com a ideia de remontar o ambiente e a importância desta figura, além de tentar perceber como influenciou as escolas de teatro contemporâneas.
Serviço: De 19 de maio a 29 de julho. Teatro Alfa – Sala B (200 lugares), Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722 – Santo Amaro. Telefone: 5693-4000 ou 0300-7893377. Vendas: www.ingressorapido.com.br e tel.: 4003-1212
Nenhum comentário:
Postar um comentário