sexta-feira, 20 de maio de 2011

Aumento na expectativa de vida exigem cuidados preventivos

Os brasileiros estão vivendo mais. A expectativa de vida, que era de 62,5 anos nos anos 80, passou para 72,8 anos em 2009, de acordo com os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).  A média varia de acordo com o sexo. Para as mulheres, a média é de 76,7 anos. Para os homens, 69,1.
“Ao viver mais, o homem precisa cuidar mais da sua saúde e investir em ações preventivas, para que essa maior longevidade seja acompanhada sempre de uma boa qualidade de vida” afirma o médico Érico de Rolvare, do Centro Médico Masculino, de Campinas, clínica voltada à saúde masculina e problemas do homem.
De acordo com o médico, a partir dos 25 anos, o corpo do homem cessa por completo sua fase de crescimento e desenvolvimento e  começa o processo de envelhecer, que não para mais. “Não é possível impedir o envelhecimento, mas é importante cuidar da saúde para que ele aconteça de maneira sadia e sem complicações”, explica.
O médico recomenda que os homens iniciem os cuidados preventivos a partir dos 40 anos. “O aumento da expectativa de vida está ligado aos avanços da Medicina, que também nos oferece uma série de ações preventivas. Devemos nos aproveitar delas para o bem de nossa saúde”.
Segundo Érico de Rolvare,  envelhecer bem depende de vários fatores, que vão dos cuidados com a alimentação às consultas médicas de rotina. Nos homens em geral, o envelhecimento pode gerar algumas alterações e dificuldades na vida sexual, de diferentes causas.  “A consulta ao médico é importante pois ele ajudará o homem a descobrir as causas reais de seus problemas. A falta de ereção, por exemplo, pode estar ligada tanto a fatores psicológicos, como à queda na produção do hormônio testosterona, e até mesmo a outros problemas, como obesidade, hipertensão, entre outros”.
Para o médico, o acompanhamento preventivo é o caminho mais acertado para manutenção da qualidade de vida ao longo dos anos. “O mais comum é os homens deixarem para procurar ajuda depois de muito tempo sofrendo com os sintomas. Isso, sem dúvida nenhuma, dificulta qualquer tratamento”.
Serviço: Centro Médico Masculino - Dr. Érico de Rolvare - CRM 102.336 -
R. Duque de Caxias, 642 – sala 42 - Centro - Campinas/SP. Tel.: (19) 3231-2441.

Nenhum comentário:

Postar um comentário