A Linha 4 - Amarela do Metrô entra numa importante etapa do seu processo de implantação a partir de segunda-feira (16), quando será inaugurada a Estação Pinheiros, ainda sem horário definido. Com a entrega da nova parada, a operação do ramal, hoje das 4h40 às 15h, será ampliada até meia-noite, de segunda a sexta-feira. Mas, de acordo com o Metrô, isto deve ocorrer somente a partir do dia 30 de junho, quando está prevista a integração com a Linha 9 - Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
O início das operações da Pinheiros também representa uma mudança na reestruturação no transporte da região. No próximo ano deve ser concluído o terminal de ônibus municipais e intermunicipais anexo à estação. O projeto faz parte do pacote de obras de revitalização do Largo da Batata, paralisadas pela Prefeitura de São Paulo até que uma nova licitação seja feita.
Visual
Assim como as demais paradas que compõem a Linha 4 - Amarela, a Estação Pinheiros apresenta características marcantes na sua arquitetura que a diferenciam das paradas dos ramais antigos do metrô de São Paulo, implantados nos anos 1970 e 80. Em vez do tom cinza e escuro proporcionado pelo concreto, o colorido está presente desde os acessos às plataformas.
No caso da Pinheiros, uma estrutura metálica com teto e paredes de vidro permite com que a luz natural penetre até as plataformas dos trens, situadas a mais de 35 metros da superfície. Para acessá-las, o usuário terá de percorrer três lances de escadas rolantes, coloridas nas cores vermelho e azul. As paredes são revestidas com placas cerâmicas esmaltadas sortidas nas cores neve, cinza claro e amarelo.
Agilidade
Os trens da Linha 4 - Amarela partem da Estação Butantã e levam cerca de 1 minuto e meio para percorrer o trajeto até a Pinheiros; 3 minutos até a Faria Lima e 7 minutos até a Paulista. O ramal, quando operar em tempo integral, desafogará algumas das principais avenidas da zona Oeste, como Rebouças, Eusébio Matoso e Vital Brasil.
Diego Gouvêa
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