O Parque Anhanguera é originário de uma área remanescente do Sítio Santa-Fé, uma antiga fazenda de reflorestamento adquirida pela Prefeitura em 1978. Rico em ambientes, o parque possui matas ciliares, campos secos e alagados (brejos), capoeiras e uma grande quantidade de cursos d’água. Os brejos e várzeas constituem o principal abrigo para répteis e anfíbios. No local funciona o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres.
Numa área de 9.500.000m2, conta com campos de futebol (terra), lagos, quiosques, churrasqueiras, estares pergolados, ciclovia, anfiteatro, playgrounds, quadra poliesportiva, casa de vegetação e espelho d’água, pista de cooper e caminhada, aparelhos de ginástica, paraciclo e sanitários.
O parque é rico em fauna com total de 154 espécies, sendo 105 de aves, entre as quais se destacam falcão-de-coleira, acauã, gralha-do-campo, maitaca-de-maximiliano e jacu-açu, este último ameaçado de extinção no Estado de São Paulo. Dentre as aves endêmicas de Mata Atlântica ocorrem a papa-taoca-do-sul, arapaçu-rajado, tangará e sanhaçu-de-encontro-amarelo. Este parque apresenta grande diversidade de beija-flores, como o exemplo da minúscula estrelinha, e duas espécies endêmicas, o beija-flor-preto-e-branco e o beija-flor-de-fronte-violeta, que podem ser facilmente observados visitando as flores vistosas de malvavisco. Entre os anfíbios destacam-se os endêmicos rã-da-mata, perereca-de-banheiro e rãzinha-piadeira. Serpentes, cágado-pescoço-de-cobra e lagarto teiú, estão entre os répteis observados. Várias espécies de mamíferos são encontradas, como morcegos, cachorro-do-mato, furão, quati, veado-catingueiro, capivara, preá, lebre-tapiti, cuícas, caxinguelês, entre outros.
A flora é remanescentes de Mata Atlântica, com matas ciliares, campos secos, brejos e grande quantidade de cursos d’água. Sob o extenso eucaliptal, há bosque com espécies nativas como o camboatá e o tapiá-guaçu. Nas áreas ajardinadas encontram-se espécies como tipuana, paineira e jerivá.
Serviço: Av. Fortunata Tadiello Natucci, 1000 - km 26 da Via Anhanguera. Tel.: 3917-2406. Horário: 6h às 18h. Bosque da Leitura: Funcionamento: domingos, das 9h30 às 16h
Nenhum comentário:
Postar um comentário