sexta-feira, 27 de maio de 2011

Shoppings apresentam má qualidade no ar

Dos 50 grandes shoppings da cidade de São Paulo, 21 deles já passaram por fiscalização da qualidade do ar, mas apenas dois tiveram o processo finalizado com sucesso. Os 19 restantes continuam com alguma irregularidade ou em fase de adequação do sistema de ar-condicionado, que pode, na verdade, ser uma armadilha para a saúde. Os riscos vão de doenças pulmonares a alérgicas.
Por lei, ambientes fechados com grande movimento de pessoas têm de ter um sistema de ar-condicionado que funcione em perfeito estado.
As fiscalizações começaram depois de um termo de cooperação formado em 2004 entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa), mais conhecida como Vigilância Sanitária.
Sempre me duplas, comportando-se como clientes comuns, os auditores passaram quatro horas sem cada local. A missão que tinha era simular compras, inspecionar vitrines e banheiros, percorrer áreas comuns e interagir com seguranças e funcionários.
“O que mais nos chamou a tenção foi a falta de limpeza em banheiros de empreendimentos requentados, como o Pátio Paulista, e o despreparo de boa parte dos seguranças, incapazes de dar informações  básicas”, conta o presidente da Associação Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC), Alexandre Diogo.
Na classificação dos 21 estabelecimentos avaliados, os shoppings Cidade Jardim, Ibirapuera e Morumbi Shopping ficaram entre os excelentes. O Continental, Iguatemi, Bourbon, Jardim Sul, Villa-Lobos, Interlagos, SP Market, Eldorado e Pátio Higienópolis, entre os satisfatórios. Já os Pátios Paulista, Butantã e West Plaza estão na lista dos insatisfatórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário