Silvio Pereira Consultor GlobalNet |
Nesta ultima terça-feira (10/05/2011) foi anunciada a compra da Skype pela Microsoft no valor de 8,5 bilhões de dólares. Foi a maior aquisição em valores pela Microsoft nos últimos tempos, ganhando a guerra, que corria por traz dos bastidores, do interesse do Google e do Facebook na aquisição. Com certeza a Microsoft quer tem em suas mãos 600 milhões de usuários, sendo que destes já tiveram a marca recorde de 30 milhões de acessos simultâneos (Fonte: Informationweek, 10/05/2011(1)).
A grande preocupação é que o Skype permaneça nas diversas plataformas hoje suportadas e não somente no sistema operacional Windows. A Microsoft se pronunciou que não vai mudar a estratégia do produto, somente fará a incorporação do Skype em suas plataformas atuais de hardware e software, como o Xbox, Exchange, Windows Phone e provavelmente uma integração do Windows Live Messenger para o uso pessoal e o Microsoft Lync para a mercado corporativo.
O preço das ações da Microsoft, com a aquisição da Skype, teve uma leve queda de 0,67%, reflexo da incerteza e até do prejuízo acumulado no ano de 2010 da Skype de 685 milhões de dólares. Este prejuízo foi causado pela maneira que é comercializado o Skype e a estratégia da Microsoft é atuar juntamente com os seus produtos objetivando uma melhora no ganho financeiro. Esperamos que esta estratégia não prejudique os usuários atuais e faça com que estes ganhos se convertam na melhora e continuidade do produto.
Não acredito que a Microsoft incorpore totalmente a tecnologia do Skype aos seus produtos e desapareça com ele, pois não seria uma estratégia de marketing muito positiva, porém neste mercado tudo pode acontecer e devemos ter paciência e esperar um pouco para ver qual será o resultado.
Se vocês quiserem opinar sobre o destino do Skype com a Microsoft, acessem o nosso blog e façam os seus comentários.Se precisar de esclarecimento ou tiver alguma duvida sobre esta matéria ou qualquer assunto sobre informática, faça um post do seu comentário no campo abaixo.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. email: spereira@gn2.com.br
Fonte:
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário