sexta-feira, 23 de março de 2012

Biodiversidade e ecosistema

Nos trincos do banheiro, ventilação nos quartos, e efeitos benignos do sol...
Ecosistema, segundo o Aurélio, é o conjunto formado pela comunidade e o meio ambiente (...), são fatores ambientais, como o sol, ar, água, etc. Por outro lado, a biodiversidade, continua o Aurélio, é a existência de uma grande variedade de espécie animais, vegetais e  microorganismos em determinado habitat natural.
Os dois sistemas se conjugam dando vida a milhões de plantas convivendo com milhões de insetos, fungos, peixes e mamíferos. Inclua aqui o ser humano, que – “Cada um de nós libera, por hora, 35 milhões de bactérias”, conforme nos informa o biólogo Fernando Reinach, Oesp 15/3.
Já existem estudos para muitas descobertas a fim de compreender melhor como e com quem dividimos os ecosistemas que chamamos de lar, mas ainda, na prática, não foram comprovados. Sabemos, por experiência própria, que nos trincos dos banheiros, nas tampas das bacias (wc), bem assim o que ocorre numa sala de aula, nos quartos hospitalares e nas cozinhas, pululam milhões de  bactérias nocivas à saúde, causando, muitas vezes, danos irreparáveis ao ser humano. 
Mas os cientistas ainda procuram responder questões mais complexas, com a interdependência e a competição entre as espécies e as cadeias alimentares, ambientais e outras.
O. Donnini, jornalista  - oduvaldodonnini@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário