Salvio Spinola Ex-arbitro FIFA |
São três os meios aprovados pela regra de jogo para determinar a equipe vencedora, no final de um jogo, ou de jogos de ida-e-volta, em caso de empate, sempre que o regulamento da competição determinar:
1- Gols marcados fora de casa
O regulamento da competição pode estipular que, se as equipes jogarem partidas de ida e volta e o resultado terminar empatado depois da segunda partida, seja contado em dobro qualquer gol marcado no campo da equipe adversária.
2- Prorrogação
O regulamento da competição pode estipular que sejam jogados mais dois tempos iguais de não mais de quinze minutos cada um.
3- Tiros do ponto penal
Alternadamente cada equipe tem o direito de cobrar cinco tiros, se permanecer empatado, cada equipe cobra um tiro penal até uma ter mais gols que a outra. Não pode repetir o jogador até que todos tenham cobrando um pênalti. Se uma equipe tiver jogador expulso e a outra não, deve-se igualar a quantidade de jogadores, o capitão da equipe que tem mais jogadores tem que retirar o número de jogadores suficiente para igualar com a equipe adversária.
Pergunta de leitores:
O leitor Mario Vasquez, da Barra Funda, pergunta:
Pode fazer substituição de jogador durante a disputa de pênalti?
Não, somente até o término do jogo ou prorrogação. Somente o goleiro pode ser substituído, desde que tenha sofrido uma lesão e sua equipe não tenha feito o número máximo de substituições.
O leitor Carlos Pagliuso, de Pinheiros, pergunta:
Por que cada competição é diferente em relação a decidir quem ganha o jogo?
Cada entidade que organiza o campeonato tem liberdade de colocar no regulamento o procedimento para decidir o vencedor, escolhendo qualquer um dos itens conforme acima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário