O nome técnico é esquisito – Telangiectasias – mas certamente você conhece esse problema tão comum: os vasinhos aparentes na pele. Eles são fininhos, em geral ramificados e avermelhados. A coloração avermelhada pode ser percebida através da pele, principalmente nas bochechas e ao redor do nariz.
Na face, são as pessoas de pele clara que mais sofrem com os vasinhos aparentes. “Peles acneicas e exposição ao sol também ajudam no aparecimento dos vasinhos”, alerta a dermatologista Christiana Blattner, diretora técnica da clínica Dermatolaser, em Campinas.
Outro problema vascular bastante comum que atinge a face é conhecido como rosácea. “A rosácea é aquela vermelhidão crônica na região central da face, especialmente nas bochechas. É um problema resultante de uma alteração dos vasos do rosto, mas a exposição excessiva ao sol e ingestão de bebidas alcoólicas podem acentuar o problema”, explica a médica, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Segundo Blattner, os efeitos dos vasinhos e mesmo da rosácea são principalmente estéticos, mas incomodam bastante. “Como o tratamento hoje é feito sem grandes incômodos, a procura pelo uso do laser tem crescido. As mulheres ainda buscam mais os consultórios, mas a presença masculina continua aumentando”.
Além do tratamento dos vasinhos e rosácea, o laser vascular é indicado para vários outros problemas decorrentes de alterações vasculares na pele, como mancha em vinho do porto e o hemangioma. Os hemangiomas são tumores benignos dos vasos sanguíneos que surgem já no primeiro ano de vida. Podem ser planos ou elevados. A mancha em vinho do porto é confundida com o hemangioma, mas é uma má formação congênita e na maioria das vezes atinge uma região do rosto. “Uma personalidade famosa com esse tipo de problema era Mikhail Gorbachev”, lembra a dermatologista Christiana Blattner.
A médica comenta ainda: “Problemas na face, mesmo que apenas estéticos, muitas vezes têm forte influência sobre a auto-estima e o bem-estar das pessoas. Hoje, quem se incomoda com estes problemas tem uma série de alternativas para reduzi-los ou eliminá-los. É preciso consultar o seu dermatologista e, junto com ele, definir o melhor tratamento de acordo com cada caso”.
Segundo a dermatologista Christiana Blattner, além de manchas vermelhas de nascimento, incluindo as chamadas manchas de vinho do porto, hemangiomas, vasos e varizes, o laser vascular pode ser utilizado em determinadas cicatrizes e estrias, e também no tratamento de doenças como psoríase. O Vbeam, novo equipamento a laser vascular, também promove rejuvenescimento da pele e fechamento dos poros do rosto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário