Salvio Spinola Arbitro FIFA |
Amanhã (3), acontece na pequena cidade de Surrey, na Inglaterra, sob a presidência da Federação Inglesa de Futebol, a 126ª Assembléia Geral Anual da International Football Association Board (IFAB). Órgão oficial e único, com poderes para mudar as regras de futebol. Os integrantes do Board são representados pela FIFA, Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda, que se reúnem ordinariamente uma única vez por ano.
Eu estarei presente na reunião e trarei aos leitores do Grupo1 todas as novidades na próxima edição.
Na agenda do encontro, há oito propostas e emendas às Regras do Jogo. Entre elas, destaca-se a autorização a uma quarta substituição nas partidas que forem para a prorrogação, proposta que eu e o árbitro-assistente Altemir Hausmann, do Rio Grande do Sul, apresentamos à FIFA em 2007. Um novo texto para esclarecer qual deve ser o procedimento do árbitro caso uma bola ao chão seja chutada diretamente para as redes adversárias. A inclusão de um novo texto sobre a chamada “punição tripla”, quando o jogador impede uma oportunidade clara de gol por meio de uma infração, sendo punido com pênalti, expulsão e suspensão da próxima partida, proposta apresentada pelo jogador Cafu.
Outro assunto a ser debatido trata das novidades em relação aos testes com a tecnologia na linha do gol. Na reunião será apresentado um relatório sobre a primeira fase de experimentações, realizada entre novembro e dezembro de 2011 com oito empresas de tecnologia, e delineará os procedimentos a serem tomados na segunda etapa do programa, marcada para o período entre março e junho de 2012.
A pauta do encontro inclui ainda discussões sobre a experiência com árbitros-assistentes adicionais; um debate acerca do uso do véu por jogadoras muçulmanas, e novas informações sobre o uso de spray pelos árbitros na Copa América 2011, para marcar a distância de 9,15 metros da barreira na cobrança de faltas, entre outros temas.
Deverá ser confirmada pelos integrantes a data de 2 de julho de 2012 para a reunião extraordinária da IFAB, na qual será tomada uma decisão definitiva sobre o uso da tecnologia na linha do gol e a incorporação dos árbitros- assistentes adicionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário