Silvio Pereira Consultor |
Na atual década da tecnologia do relacionamento com conhecimento, o software é a peça principal deste quebra-cabeça. A infraestrutura física ou o produto passa a ser o básico e a inteligência do software é o diferencial entre as plataformas. Tudo que usamos ultimamente se diferencia pelo software embarcado no produto, desde as SmartTVs, SmartPhones, geladeiras, aviões, automóveis, serviços bancários, transmissão de imagem através de TVs abertas, fechadas e streams de vídeo sob demanda para tabletes e dispositivos moveis. Os softwares de redes sociais passaram a ser os mais utilizados pelos usuários para se comunicar, criar e manter relacionamentos, documentar a cronologia da sua vida, organizar em um conjunto de velhos amigos e até criando grupos com ideologias comuns que já geraram manifestações organizadas sem censura contra os governos.
Quando imaginamos as grandes corporações de software como a Apple, Microsoft, Google e Facebook superando as grandes empresas de produtos tradicionais, percebemos que este domínio do software é um caminho sem volta. A Apple, com a mentalidade um pouco diferente de seus concorrentes, prefere ter total controle do hardware juntamente com o software, pois acredita que assim pode se criar uma melhor harmonia na solução, o que na prática vem ocorrendo. Já os seus concorrentes acreditam em uma parceria com os fabricantes tradicionais de commodities como: LG, Samsung, Nokia, Motorola, HP, Dell, entre outros para expandir o uso dos seus produtos no mercado. O caso do Facebook é o mais interessante, pois foi desenvolvido várias interfaces de software que funcionam em todas as plataformas e independem de qual sistema operacional irá dominar para se manter.
Devido a grande diversidade de soluções e softwares cada vez mais potentes, confiáveis e padronizados, temos que nos preparar para nos mantermos sempre atualizados e não ficarmos aposentados da nova tecnologia.
Se precisar de esclarecimento ou tiver alguma dúvida sobre esta matéria ou qualquer assunto sobre informática, faça o seu comentário abaixo.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário