quinta-feira, 17 de março de 2011

AMEPI implantará bulevar na Rua dos Pinheiros

O projeto do bulevar da Rua dos Pinheiros começa a tornar-se realidade a partir de amanhã (19), quando será fundada oficialmente a Associação de Moradores e Empresários de Pinheiros (AMEPI). A entidade ficará responsável por coordenar a iniciativa que prevê uma série de intervenções urbanísticas na via, além de promover atividades culturais que visem transformar o local num espaço de convivência dos moradores do bairro e atraiam pessoas de outras regiões da cidade.
A fundação da AMEPI será simbolizada por meio do plantio de exemplares de araucária, espécie de pinheiro nativa do bairro, na Praça Portugal – localizada na confluência das ruas Henrique Schaumann e dos Pinheiros com a Avenida Rebouças – e no Largo dos Pinheiros, em frente à Igreja Nossa Senhora de Monte Serrat. O evento acontecerá às 10h, com a presença de moradores e comerciantes que idealizaram a proposta.

A AMEPI terá como objetivos principais a criação de uma identidade para a Rua dos Pinheiros, defender os direitos de moradores e comerciantes locais e das imediações e preservar o patrimônio histórico, turístico e ambiental da área. No cargo de presidente da entidade estará a artista plástica Ana Maria Mortari, que terá ao seu lado nos trabalhos Sérgio Andreucci, como vice-presidente; Orlando Pimenta secretário, e Ana Lúcia Donnini tesoureira.
Todos os procedimentos jurídicos para formalização da AMEPI foram providenciados pelo advogado e diretor do Morumbi News - Grupo 1 de Jornais, Nelson Terra Barth. “Após a definição das medidas necessárias para oficializar a entidade, o próximo passo é prosseguir os contatos técnicos com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que já estão bem adiantados”, afirma ele.
As intervenções previstas na Rua dos Pinheiros vão desde a reforma e ampliação da calçada atual, composta por blocos intertravados, até a instalação de mobiliários urbanos como bancos, lixeiras padronizadas e vasos. O encapamento da fiação elétrica também está previsto.
Outras ações que visam revitalizar e proporcionar uma identidade para a Rua dos Pinheiros é a instalação de estabelecimentos voltados ao setor cultural e gastronômico. “Estamos propondo parcerias com grandes livrarias que se mostraram interessadas pelo projeto e, em breve, esperamos tratar com outros empreendimentos”, diz Ana Maria Mortari.  
No último dia 15 (terça-feira), a Gazeta de Pinheiros - Grupo 1 de Jornais recebeu em sua sede moradores e comerciantes interessados em conhecer o trabalho da AMEPI e a iniciativa do bulevar. Os interessados em participar das próximas reuniões da associação podem obter mais informações pelo e-mail analucia@grupo1.com.br
Diego Gouvêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário