O vírus da dengue pode se apresentar de quatro maneiras, que vai desde a forma em que a pessoa está doente sem sintomas até quadros de hemorragia, que podem levar o doente à morte (em 5% dos casos, segundo o Ministério da Saúde).
Quem já foi infectado pelo mosquito da dengue precisa saber que a recaída é traiçoeira e os cuidados precisam ser redobrados.
A febre alta é um dos primeiros sintomas da dengue. Inicialmente, os sintomas da hemorrágica se parecem com a clássica, mas, após o terceiro ou quarto dia de evolução da doença, surgem hemorragias em virtude do sangramento de pequenos vasos na pele e nos órgãos internos.
A hemorrágica pode provocar sangramentos nasais, gengivais, urinários, gastrointestinais ou uterinos. Assim que os sintomas de febre acabam, a pressão arterial do doente cai, o que pode gerar tontura, queda e choque. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.
Para o médico infectologista Sérgio Barsante Wey, do Hospital Albert Eisntein, a segunda vez é pior porque há a queda do nível de plaquetas, o processo de coagulação do sangue fica deficiente e o paciente pode começar a sangrar pela pele.
Sinais de alerta: dor abdominal intensa e contínua; agitação ou letargia; vômitos persistentes; pulso rápido e fraco; pele pálida, fria e úmida; sede excessiva e boca seca; sudorese profunda; manchas vermelhas na pele; taquicardia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário