A cobrança da Zona Azul já faz parte do cotidiano dos paulistanos, principalmente nas regiões mais centrais da cidade, como Pinheiros, por exemplo. Mas, o estacionamento controlado ainda gera queixas dos motoristas, e, agora, até de comerciantes. Essa situação acontece no trecho da Rua Teodoro Sampaio entre a Praça Benedito Calixto e Rua Henrique Schaumann, onde as constantes mudanças de horários da Zona Azul geram transtornos aos lojistas.
Hoje, o período da Zona Azul entre a Benedito Calixto e Henrique Schaumann é das 10h às 17h, depois, estacionar neste trecho da Teodoro Sampaio fica proibido. Segundo os comerciantes, o horário foi estabelecido há cerca de vinte dias, quando ainda era válido até às 19h. Porém, essa alteração fez com que algumas pessoas ficassem confusas sobre as novas regras.
A situação é confirmada por Humberto Visconde, gerente de uma loja de roupas que está desde 1960 na Teodoro Sampaio. “Eu mesmo quase fui multado, pois uma vez estacionei o carro por volta das 18h30 na rua. Quando vi, o agente da CET já vinha com a caneta na mão e olhando a placa do veículo. Não nos avisaram da mudança de período”. Ele também se queixa da queda nas vendas devido à cobrança. “Parar neste trecho da rua ficou mais difícil no final da tarde, fazendo com que parte dos clientes evite entrar na loja”.
Vendedoras de outra loja de roupas da rua também se queixam da queda no movimento. “Já perdermos clientes por causa da Zona Azul, pois alguns deles chegam a olhar a vitrine, mas voltam logo para o carro por causa dos marronzinhos. Ninguém passou avisando sobre a alteração”.
Emilia Ladeia é outra comerciante que relata problemas com a regulamentação das vagas. “Sou a favor da fiscalização, mas desde que ela seja comunicada de maneira clara, pois meu chefe já recebeu três multas por causa do novo horário da cobrança”.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), procurada pela Gazeta de Pinheiros - Grupo 1 de Jornais, respondeu que “o estacionamento rotativo de Zona Azul no trecho entre a Praça Benedito Calixto e a Rua Henrique Schaumann, teve mudança de regulamentação do horário para melhorar a fluidez, eliminando um gargalo na circulação de veículos na Rua Teodoro Sampaio, logo após o cruzamento com a Rua Henrique Schaumann, onde há um ponto de ônibus”. O órgão também afirma que “a Rua Teodoro Sampaio é um importante corredor de ônibus e tal medida prioriza o transporte público, visando atender um número maior de pessoas”.
Porém, apesar de retornar a solicitação da reportagem, a CET não respondeu se há algum procedimento padrão para comunicar os estabelecimentos de uma via quando há mudanças na sinalização local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário