quinta-feira, 24 de março de 2011

Móveis de demolição - Unindo beleza à sustentabilidade ambiental


Em época de sustentabilidade ambiental, a escolha certa dos móveis para compor o seu espaço se faz importante para a preservação do meio ambiente. No caso da madeira, a matéria-prima deriva da demolição, sendo uma das reciclagens mais viáveis para compor  ambientes.
Resgatar peças antigas e reaproveitar materiais de demolição, além de ser uma proposta ecológica, significa valorizar uma história, resgatando o passado para compor o presente. Os objetos vão ganhando outros rumos, e novas lembranças são agregadas ao que seria descartado.
Ecologicamente corretos, bonitos e em muitos casos mais baratos, os materiais de demolição podem ser considerados como uma das reciclagens mais viáveis no universo da decoração. No caso da madeira, a matéria-prima deriva de construções antigas, armários inutilizados, revestimentos que sofrem com a passagem do tempo, e que provavelmente seriam descartados. Portas, janelas, assoalhos, vigas para telhado, grades, portões, etc podem se transformar em móveis rústicos, sofás, bancos, cristaleiras, mesas de centro e objetos de decoração. Além de geralmente saírem mais em conta, são de materiais resistentes e de qualidade.
Nova tendência
Se a qualidade do produto é boa e seu design for clássico, ele pode ser passado de pai para filho durando diversas gerações. O que é uma tendência, no entanto, é o uso de madeiras ecologicamente corretas, que são adquiridas tanto por meio do plantio responsável quanto pelo uso de madeiras de demolição. Com a extinção de florestas e a proibição do corte de diversos tipos de árvores pelo Ibama, às vezes a madeira de demolição é o melhor ou o único meio de encontrar certas espécies, como o mogno. Antes de ser reaproveitada, a madeira passa por um tratamento que a protege contra fungos e bactérias, e os temerosos cupins, garantindo sua segurança e qualidade.
Madeira nobre
No caso dos móveis, a matéria-prima muitas vezes precisa passar por uma restauração. Para quem pretende construir ou reformar a casa vale garimpar o comércio, que já dispõe de lojas especializadas em móveis de demolição.   
Na Tábua Brasil, por exemplo, o destaque é para as cristaleiras em madeira nobre, que podem fazer composição com outros estilos de móveis dando um ar mais despojado à decoração. A proposta é inovar em época de sustentabilidade, por isso vem sendo muito utilizada hoje pelos arquitetos, inclusive nas renomadas mostras de decoração da Casa Cor, que tem buscado unir o clássico ao contemporâneo, sem deixar de lado o uso de matérias-primas ecologicamente corretas.
Os arquitetos sugerem o uso da madeira como elemento decorativo em sua forma bruta e desgastada, para conferir um look contemporâneo, mas o material pode ser submetido a tratamentos físico-químicos que alteram a sua textura, brilho e aparência final. Em alguns casos, a madeira de demolição pode ficar com aparência de produto novo, mas isso, obviamente, encarece o preço final.
A dica é pesquisar bastante antes de fechar negócio, conferindo primeiramente o estado de conservação das peças e em seguida o preço.
Oziete Trindade
Serviço:
Antiguidades Franciscowww.antiguidadesfrancisco.com.br
Demolidora CROwww.demolidoracro.com.br
Demolidora FBIwww.demolidorafbi.com.br
Demolidora Mundialwww.demolidoramundial.com.br
Demolidora Três Irmãoswww.tresirmaosdemolidora.com.br
Tábua Brasil – Rua Teodoro Sampaio, 1.400 – loja 10. Tel.: 3032-7455. (dentro do Casa & Móvel Shopping – Piso Teodoro).         
O Velhão Demolições e Restaurações – Estrada Santa Inês, 3000 - Centro - Mairiporã/SP. Tel.: Tel: (11) 4485-0125 – www.velhão.com.br
Raízes Design - Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 276. Tel.: (11) 2597-3084 -www.raizesdesign.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário