O Parque da Aclimação foi originado do “Jardim da Aclimação”, inspirado em logradouro de Paris e implantado por iniciativa privada de Carlos José Botelho. Antes o local servia para a “aclimatação”, temporária, do gado trazido da Holanda. A inauguração ocorreu em 16 de setembro de 1939 e foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico) em 5 de outubro de 1986. O parque tem uma área de 118.787 m2, dos quais 65.856 m2 são vegetação implantada, 380 m2 de lago, espelho d´água no Jardim Japonês; viveiro de animais, viveiro de mudas e 1.321 m2 de edificações, contando com: seis entradas para o público, concha acústica, áreas de descanso, bebedouros, bicicletário para 15 vagas, seis churrasqueiras, 40 lixeiras, 49 bancos, nove mesas-bancos, três quiosques, três sanitários e comedouros para pássaros no Recanto do Saci.
Para a prática de esportes o parque conta com aparelhos de ginástica, campo de bocha, campo de futebol com arquibancada, campo de malha, mesas para jogos no Recanto do Saci, pista de Cooper, playground, tanques de areia e trilha de 136 metros.
Paisagem
Flora e fauna
Flora e fauna
O destaque é o extenso eucaliptal, tombado pelo Compresp, que ocupa boa parte da área do parque. Há ainda algumas espécies exóticas introduzidas, como chorão, figueira-benjamim e falsa-seringueira, e outras nativas, como araribá-rosa, copaíba, embiruçu e jequitibá-rosa.
Predominam no parque as aves aquáticas, como socó-dorminhoco, biguá e martim-pescador. É possível ainda avistar aves migratórias como o marreco ananaí e o irerê. As figueiras-benjamim, próximas à Administração, são os locais preferido pelos bandos de periquitos verdes que habitam o parque. Há, ainda, no lago peixes como tilápias, carpa coloridas e carpa-de-espelho. Com sorte pode-se avistar um gambá-de-orelha-preta, única espécie de mamífero a viver no parque.
Serviço - Rua Muniz de Souza, 1.119 - Aclimação. Horário de funcionamento: diariamente, das 6h às 20h. Tel.: 3208-4042.
Nenhum comentário:
Postar um comentário