A região de Pinheiros desde o dia 12 de fevereiro já registra sete casos de arrastões a restaurantes, sendo três no bairro de Pinheiros, dois na Vila Madalena e outros dois nos Jardins, onde ocorreu o mais recente, no último dia 14. Os ataques fizeram com que associações do setor gastronômico, entidades civis e órgãos de segurança intensificassem os trabalhos para inibir novas ações e conter o clima de apreensão entre os comerciantes e os frequentadores dos estabelecimentos.
O presidente da Associação de Gastronomia Entretenimento, Arte e Cultura da Vila Madalena (Ageac), Flávio Pires, além de reivindicar presença mais constante do policiamento, orientou proprietários de bares e restaurantes do bairro a instalarem câmeras infravermelho. “Na Rua Aspicuelta já temos um bar com 15 equipamentos instalados, que conseguem captar imagens nítidas de quem está na via pública e pretende realizar abordagens”.Segundo ele, os arquivos gravados podem ainda ser encaminhados posteriormente à polícia para facilitar as investigações. No entanto, Pires afirma aguardar um retorno do poder público. “Queremos que as rondas sejam feitas preferencialmente por meio de motos, pois são mais ágeis que os carros”.
A utilização de seguranças armados está descartada pelo presidente da Ageac. “Não aconselhamos nenhum associado a contratar policias privados; essa medida pode gerar problemas, pois nem todos os profissionais estão capacitados para a função”.
A Polícia Militar (PM), por meio do 23º Batalhão, reorganizou as rondas ostensivas nas áreas onde aconteceram os assaltos. “Pretendamos fazer um trabalho de prevenção, de maneira que os clientes não fiquem com receio de frequentar os restaurantes”, informou o capitão da 4ª Companhia, Paulo Sátiro, à reportagem. Já o comando central da PM deslocará mais viaturas para atender à região.
A Gazeta de Pinheiros - Grupo 1 de Jornais procurou o delegado titular do 14º Distrito Policial, Ricardo Cestari, para obter mais informações sobre as investigações. No entanto, ele afirmou que os resultados das análises em andamento serão divulgados nos próximos dias. Um retrato falado sobre um dos assaltantes foi montado de acordo com depoimento de uma das vítimas. O sujeito da imagem foi reconhecido por clientes abordados em outro restaurante.
Hoje (18), os proprietários de restaurantes e bares da região devem se reunir com a presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Pinheiros, Mirian Tanaka, para solicitar à polícia medidas mais efetivas aos arrastões. No próximo dia 22 (terça-feira), será realizada às 19h, a reunião do órgão na Rua Simão Álvares, 517, tendo como tema principal os assaltos aos estabelecimentos.
Diego Gouvêa
Nenhum comentário:
Postar um comentário