Antes presentes em grande número nas áreas mais populares da região de Pinheiros, os camelôs começam agora a se instalar também em pontos nobres, como a Avenida Brigadeiro Faria Lima e a Rua Oscar Freire. A mudança deve-se principalmente devido à Operação Delegada, convênio entre Estado e Município, que permite aos soldados da Polícia Militar (PM) atuarem nas horas de folga no combate ao mercado ambulante.
A maioria dos camelôs é proveniente do Largo da Batata e da Rua Teodoro Sampaio, onde a Operação Delegada foi implantada em junho do ano passado, e a cena de policiais militares circulando em dupla e a pé é frequente. Nas barracas, os produtos são variados, desde alimentos até óculos e títulos de CDs e DVDs. Os ambulantes alegam estar tentando se regularizar no cadastro da Prefeitura de São Paulo há alguns anos, mas sem sucesso.
Nos bairros dos Jardins as barraquinhas também podem ser encontradas, nas alamedas Lorena, Santos e Itu, e nas ruas Augusta e Peixoto Gomide. Grande parte dos ambulantes destes locais é proveniente da Avenida Paulista, onde a Operação Delegada também foi aplicada.
Operação Delegada ampliada
A Prefeitura de São Paulo em parceira com o governo do Estado anunciou que até o final de abril todas as 31 subprefeituras receberão a Operação Delegada. O programa começou a ser implantado em Santo Amaro, Mooca e Sé, depois foi estendido para outras regiões, como Pinheiros e Lapa. A área administrada pela Subprefeitura do Butantã também receberá a iniciativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário