sexta-feira, 4 de março de 2011

Paredes Inspiradoras (II)

Saiba como cuidar dos quadros e molduras  
Nesta edição, confira nossas dicas para manter sempre intactos seus quadros e molduras  10 maiores erros
Quando se fala em quadros, as palavras-chave são: adequação, qualidade e elegância. A moldura é a continuação da pintura; ela veste a tela, pode realçá-la ou prejudicá-la irremediavelmente. Moldura não é coisa simples, requer cuidados especiais, até para a conservação das pinturas. Veja a seguir, como cuidar corretamente de suas molduras. 
·        Leve os quadros ao moldureiro pelo menos uma vez por ano. Assim, ele poderá fazer uma limpeza completa e cuidadosa do objeto e aplicar um remédio para que ele fique livre dos cupins.
·        Observe periodicamente se existe mofo ou algum tipo de infiltração na parede. Qualquer descuido neste sentido pode danificar o quadro.
·         Não passe cera na moldura. Normalmente ela já é colocada na tela quando já está encerada.
·        Se tomar muito sol o quadro pode até empenar. Por isso, o controle da quantidade de luz é fundamental.
Um conselho profissional: procurem trabalhar com moldureiros competentes, com longa experiência de mercado.
O emolduramento de papeis é dos mais complicados, exigindo materiais adequados e muitos recursos técnicos para evitar os diversos tipos de poluição, poeira e, principalmente, fungos, provenientes de umidade.
Assim, procurando um bom moldureiro, já é meio caminho andado para fazer a melhor escolha para a moldura do seu quadro.
Tipos de moldura
As molduras podem ser confeccionadas nas mais diversas formas geométricas, como as ovais, redondas, oitavadas, sextavadas, entre muitas outras.
Laca - Proporciona acabamento uniforme e possibilidades ilimitadas de composições de cores em relação à obra, além das variações entre o fosco, brilhante e degrade. É importante observar bem a diferença que existe entre o esmalte sintético e a laca.
Decapê policromia - Permite a aplicação na moldura das várias cores e tonalidades que compõem a obra, evidenciando o tom predominante ou contrastante. Para sua confecção são empregadas várias aplicações de tinta, e sua posterior remoção parcial.
Folheação a ouro ou prata - A moldura recebe finíssimas lâminas de ouro ou prata, de origem alemã ou italiana.
Sua aplicação, em função de sua espessura, exige condições ambientais muito especiais, bem como mão de obra especializada. A folheação pode ser utilizada em pequenos detalhes ou de forma predominante na moldura, proporcionando muito requinte ao trabalho.
Madeira - Natural com aplicação de cera ou verniz poliuretano. Entalhada-confeccionada sob encomenda, de acordo com a época e valor pictório da obra.
Folheada - Molduras lisas ou entalhadas podem receber detalhes em ouro ou prata.
Existe os mais variados tipos de madeiras e tonalidades, criando um equilíbrio perfeito entre a obra e a moldura.
Metal - Existe uma vasta gama de perfis, tonalidades e espessuras, permitindo inúmeras composições.
Passe-Partout - Em muitos casos valoriza a obra que será emoldurada. Para tanto existe grande variedade de materiais, formas e acabamentos possíveis.

Oziete Trindade

Serviço:
AcheiMolduraswww.acheimolduras.com.br
Faz Fácilwww.fazfacil.com.br
Moldunet www.moldunet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário