quinta-feira, 17 de março de 2011

Critérios dos árbitros

Sálvio Spinola
Arbitro FIFA
As 17 regras do futebol são universais, e existem há muitos anos, com apenas pequenas mudanças. Mas discute-se muito o critério que cada árbitro tem ou adota. Na Europa apita de um jeito, na Copa Libertadores é diferente, no Brasil apita de outra forma. Como, se as regras são as mesmas? Ocorre que ainda há muitos trechos das regras de futebol que dependem da interpretação de cada árbitro. Também vemos comentaristas de arbitragem em vários canais de televisão, para mesmos lances, com interpretações diferentes. A grande dificuldade dos instrutores dos árbitros é uniformizar os critérios de interpretações, principalmente em lances totalmente interpretativos como é o caso da mão na bola. O futebol deve ter a mesma dinâmica em qualquer lugar do planeta, e a mesma arbitragem.
Resposta da pergunta da semana passada:
Alternativa B. O árbitro tem 30 minutos para tomar uma decisão, se faz o jogo, adia ou prorroga a decisão. Portanto, são 30 minutos para decidir e se depender de informações técnicas, como a de um engenheiro, pode decidir que adiou sua decisão se vai ou não realizar a partida. Não pode ficar demorando muito tempo e tem que ter bom senso, analisando todas as circunstâncias.
Pergunta para próxima semana:
Qual a distância para ficar posicionada a barreira?
a)      11 metros.
b)      10 metros.
c)       9,15 metros.
A leitora Katia de Souza, da Lapa, pergunta:
A regra permite que uma mulher dispute uma partida de futebol com homens? Não há nada previsto nas regras. Este é um tema do Regulamento da Competição. O Futebol Feminino está se desenvolvendo muito no Brasil, fora do Brasil já é bem competitivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário