quinta-feira, 24 de março de 2011

Rodízio de faltas

Salvio Spinola
Arbitro FIFA
É uma das piores situações no jogo de futebol. É o que deixa o futebol feio. Praticar o anti-jogo, fazendo rodízio de faltas, ou seja, jogadores se revezando para cometer pequenas faltas nos jogadores talentosos, impedindo que estes façam lançamentos, dribles ou belos gols. Estes jogadores talentosos, quando sofrem pequenas infrações, geralmente ficam nervosos e partem para o revide, podendo ser expulso e prejudicar sua equipe. É uma situação muito difícil para o árbitro coibir. É necessário ter percepção, memorização e estudar tática e tecnicamente as equipes. 
Resposta da pergunta da semana passada:
Alternativa C. O jogador adversário tem que ficar a uma distância de 9,15 metros da bola, quando da cobrança de faltas.
Pergunta para próxima semana:
Qual a quantidade de faltas que o árbitro pode considerar razoável para punir uma equipe com cartão, por que está fazendo rodízio de faltas?
a)      5 faltas.
b)      10 faltas.
c)       Não tem previsão na regra.
O leitor João Keller, da Casa Verde, pergunta:
Estou disputando um campeonato na empresa que trabalho e lá ocorreu o seguinte lance: Eu estava correndo em direção ao gol adversário com a bola dominada, o zagueiro me agarrou pela camisa e eu dei um soco na mão dele para soltar. O árbitro me expulsou e mostrou cartão amarelo para o zagueiro, está correto? Não deveria expulsar os dois?
Depende da situação. Se você estava em uma oportunidade clara para fazer gol, o zagueiro também deveria ser expulso. Se não era uma oportunidade clara de fazer o gol, o árbitro acertou, cartão amarelo para o jogador que puxou a camisa do adversário e expulsão ao jogador que agrediu. No futebol não se permite revide.

Nenhum comentário:

Postar um comentário