quinta-feira, 31 de março de 2011

Racismo no futebol

Sálvio Spinola
Arbitro FIFA
Têm sido crescentes os atos racistas em jogos de futebol. Atitudes lamentáveis. Principalmente por estarmos falando do esporte que consagrou um negro como o atleta do século, com seus dribles, grandes jogadas e por fazer mais de 1.000 gols. Os árbitros têm um papel fundamental no combate a esta prática. Ao perceber estes atos, têm que tomar atitudes severas. Quando praticadas por torcedores, interromper o jogo e solicitar ação da polícia. Quando praticado por jogador deve expulsá-lo imediatamente.
E, nunca deixar de relatar para o Tribunal Desportivo aplicar as sanções.
Resposta da pergunta da semana passada:
Alternativa C. Não há previsão legal de quantidade de faltas. Se o árbitro perceber prática de jogadores da mesma equipe fazendo faltas leves, pode punir independente da quantidade.
Pergunta para próxima semana:
Em um bola ao chão para reiniciar o jogo, o jogador chuta a bola antes dela tocar no solo e a bola entra no gol adversário, o que deve marcar o árbitro?
a)      Gol
b)      Repetir a bola ao chão
c)       Tiro de meta
O leitor Henrique Soares, do Tatuapé, pergunta:
Estou disputando um campeonato na faculdade e fiz um gol chutando a bola que iria para fora, na trajetória bateu no zagueiro e entrou no gol, o árbitro considerou gol contra, está correto? Normalmente não consideramos gol contra quando a bola bate no adversário e entra. Temos como conceito de gol contra quando o jogador chuta ou cabeceia a bola para seu próprio gol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário