Uma homenagem à história do País
O parque leva o nome de Luis Carlos Prestes, personalidade que integrou o movimento tenentista e importante figura na história do País. O projeto paisagístico do parque considerou da maior importância a preservação da mata existente, motivo pelo qual os equipamentos de lazer e as edificações foram adequados à vegetação nativa, formada por gramados, jardins e capoeiras espalhados pelos platôs entre encostas de morro. Privilegiou-se principalmente a preservação das capoeiras originais, onde se destacam árvores como pau-jacaré, quaresmeira, sibipiruna, manacá-da-serra e cuvitinga.
O parque possui uma área de 27.100m2 e uma infraestrutura com churrasqueiras, quiosques, quadras poliesportivas, aparelhos de ginástica, playgrounds, áreas de estar, pista de cooper, sanitários, comedouro para pássaros, trilhas, espaço comunitário e pista de caminhada.
A fauna é composta por cerca de 29 espécies, a maioria de aves como o pitiguari, figuinha-de-rabo-castanho, tuim e joão-teneném. Há espaço também para animais ameaçados de extinção no estado de São Paulo, como o papagaio-verdadeiro e a maracanã-nobre. O papagaio-verdadeiro é facilmente reconhecido pela sua vocalização “crau-crau-crau” e por seu voo estabanado. A flora é remanescente da Mata Atlântica com espécies como capixingui, jerivá, tapiá-mirim, mamica-de-porca, pau-jacaré, cuvitinga, camboatá e áreas ajardinadas com cerejeira-australiana, pinange, ipê-rosa e ipê-roxo.Serviço: Rua João Della Manna, 665 - Jardim Rolinópolis/ Butantã. Tel.: 3721-4965. Horário: das 7h às 18h, de segunda a domingo. O Parque Luis Carlos Prestes possui ponto de coleta óleo de cozinha, pilhas, baterias e celulares e ponto de coleta para materiais recicláveis e participa da Campanha de Incentivo Permanente à Arborização da Cidade de São Paulo, através da qual qualquer a pessoa que quiser poderá obter uma muda de árvore gratuitamente. Mais informações na administração do parque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário