Inaugurada no último dia 28, a Estação Butantã da Linha 4 - Amarela do Metrô começa a operar de segunda a sexta-feira em horário restrito, das 8h às 15h, em função de testes de segurança necessários para que o ramal atenda aos usuários em tempo integral. A previsão da ViaQuatro, empresa responsável pela administração do sistema, é que o período de funcionamento deve ser ampliado após a entrega da Estação Pinheiros, prevista para maio. No entanto, o intervalo para as efetuações das mudanças na Linha 4 é considerado exagerado segundo alguns especialistas.
Para o professor de Planejamento e Logística em Transportes, Paulo Resende, a operação limitada da Linha 4 - Amarela do Metrô, das 8h às 15h, é um procedimento comum em qualquer sistema metrô-ferroviário do mundo. “Os usuários precisam compreender que o aumento gradual do tempo de funcionamento de uma linha ocorre por questões de segurança, para que técnicos encarregados pelo ramal tenham familiaridade com o equipamento, pois as simulações nunca correspondem a situações reais do cotidiano do metrô”.
Porém, o professor ressalva que o período de adaptação não pode ser estendido de maneira exagerada. “A população deve compreender que o procedimento é essencial para a operação integral do sistema, porém deve cobrar para que este trabalho não se prolongue demais, pois em grandes cidades do exterior esta etapa não leva mais que 45 dias”.
A ampliação do horário depende da inauguração da Estação Pinheiros, estimada entre abril e maio. Quando a nova parada for entregue, o período de operação da Linha 4 ainda permanecerá das 8h às 15h. Porém, depois de ser concluída a integração com a Linha 9 - Esmeralda da CPTM, o novo ramal de metrô passará a atender os usuários das 4h40 às 0h15, de segunda a sexta-feira.
Linha 4 até Taboão
No evento de inauguração da Estação Butantã, o governador estadual, Geraldo Alckmin, afirmou que pretende estender a Linha 4 - Amarela ao município de Taboão da Serra até o último ano do seu mandato, em 2014. “A empresa que coordena o metrô chama-se Companhia do Metropolitano de São Paulo, mas atende somente a Capital. Acho que temos condições de levar este meio de transporte para outras cidades”. A ligação com Taboão seria feita a partir da Estação Vila Sônia. Antes que a ideia venha a ser concretizada, o trajeto inicialmente será realizado por meio de uma linha de ônibus, administrada pela ViaQuatro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário