Silvio Pereira Consultor GlobalNet |
A impressora com tecnologia jato de tinta virou sinônimo de baixo custo e a Laser o oposto.
Precisamos tomar cuidado quando fazemos esta associação, pois isto não reflete a realidade.
Para cada caso especifico existe uma melhor escolha, porem a minha experiência mostra que a maioria das pequenas empresas e usuários domésticos, que hoje utilizam impressoras jato de tinta, deveriam pensar em trocar para impressoras Laser de baixo custo.
Alguns dos motivos principais é o alto índice de impressão em preto e branco, desempenho, durabilidade, qualidade e o principal é que no prazo de 6 meses o custo de aquisição do produto mais os consumíveis cartucho x toner, faz com que a impressora Laser chegue a custar metade do preço.
Existem impressoras Laser (inclusive com tecnologia Wi-Fi) com preços iniciando em R$350,00. Os cartuchos utilizados nas impressoras jato de tinta variam de acordo com cada impressora ou modelo, mas tem em media a capacidade de impressão de 200 a 400 copias, enquanto os toners utilizados pelas impressoras Laser variam de 2000 até 6000 copias. Apesar dos toners serem mais caros que os cartuchos, normalmente a diferença na capacidade de impressão compensa o custo x beneficio.