sexta-feira, 29 de abril de 2011

Palácio dos Bandeirantes - Uma homenagem aos heróis brasileiros

A sede do governo paulista, o Palácio dos Bandeirantes, foi construída para abrigar a Universidade “Fundação Conde Francisco Matarazzo”. A construção do prédio começou em 1955, mas problemas financeiros impossibilitaram a continuação da obra. Diversas tentativas, embora sem sucesso, foram feitas para que fundações como “Getúlio Vargas” e “São Paulo” assumissem a sua direção. Em vista disso, foram iniciadas negociações com o governo do Estado de São Paulo.
Em 19 de abril de 1964, a sede do governo estadual passou do Palácio dos Campos Elíseos para o novo prédio no bairro do Morumbi. A denominação “Bandeirantes” é uma homenagem aos pioneiros que expandiram as fronteiras brasileiras. Poucas pessoas sabem, mas o Palácio dos Bandeirantes possui um rico acervo artístico. São aproximadamente 1.680 obras. Quadros de pintores neoclássicos, como Almeida Jr., Oscar Pereira da Silva, Pedro Américo, entre outros, podem ser apreciados nas paredes do Palácio. Outras curiosidades, como o Salão dos Pratos, Salão Barroco e a Galeria dos Governadores, podem ser visitadas pelo público com horário marcado.
O acervo Artístico-Cultural dos palácios do governo do Estado de São Paulo tem a missão de documentar, preservar e divulgar aproximadamente 3.500 obras de arte de grande importância histórica e artística que fazem parte do patrimônio do Estado.
Como instituição que preserva o bem patrimonial público, o acervo Artístico-Cultural dos palácios do governo do Estado promove o acesso do público a obras de fundamental importância para a história da arte brasileira por meio de exposições de suas pinturas, esculturas, desenhos, gravuras e objetos. É desta forma que se procura ampliar a produção de conhecimento artístico, oferecendo-se atividades de oficinas com artistas, visitas orientadas, seminários e palestras sobre os temas das exposições.
Em 125 mil metros quadrados, convivem mais de duas mil árvores, entre elas Pau-Brasil, a árvore símbolo do País; o ipê amarelo, a flor símbolo; ipê rosa, palmeira jerivá, castanheira, cedro-do-líbano, tipuana, jequitibá rosa, cedrinho, quaresmeira, jatobá, jacarandá mimoso, paineira, pata-de-vaca, pau-ferro, araucária, cerejeiras e outras.
Serviço: Palácio dos Bandeirantes - Av. Morumbi, 4.500 -  Portão 2. Tel.:  2193-8282. Visitas orientadas: De terça a domingo, das 10h às 17h (de hora em hora). Grupos a partir de 10 pessoas com agendamento prévio. Entrada franca. 
Tels.: 2193-8282/2193-8623/2193-8139.

Nenhum comentário:

Postar um comentário