sexta-feira, 15 de abril de 2011

Estudo propõe corredor verde em Pinheiros

Um estudo realizado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, resultou na proposta de criação de corredores verdes na cidade de São Paulo, interligando as subprefeituras da Mooca, Sé e Pinheiros. O objetivo do trabalho é amenizar os efeitos do calor e dos alagamentos na cidade, típicos das épocas mais quentes do ano.
Os corredores verdes são áreas arborizadas – canteiros centrais de avenidas, parques e praças –, interligadas e dispostas em formato linear. Para indicar locais prioritários do estudo, a equipe de pesquisa selecionou as subprefeituras da Mooca, Sé e Pinheiros. “Estas regiões foram escolhidas devido suas diferenças no quesito arborização. Mooca e  Sé possuem baixa quantidade de árvores, já os bairros da região de Pinheiros são conhecidos por terem vegetação significativa”, comenta a gestora ambiental Juliana Amorim da Costa, que coordenou o trabalho.
O resultado do levantamento poderá ser utilizado futuramente pela Prefeitura de São Paulo no planejamento de projetos de combate a pontos de alagamentos e a ilhas de calor, mesmo na região de Pinheiros, privilegiada por muitas áreas verdes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário