sexta-feira, 29 de abril de 2011

Impressora Laser ou Jato de Tinta?

Silvio Pereira
Consultor
GlobalNet
A impressora com tecnologia jato de tinta virou sinônimo de baixo custo e a Laser o oposto.
Precisamos tomar cuidado quando fazemos esta associação, pois isto não reflete a realidade.
Para cada caso especifico existe uma melhor escolha, porem a minha experiência mostra que a maioria das pequenas empresas e usuários domésticos, que hoje utilizam impressoras jato de tinta, deveriam pensar em trocar para impressoras Laser de baixo custo.
Alguns dos motivos principais é o alto índice de impressão em preto e branco, desempenho, durabilidade, qualidade e o principal é que no prazo de 6 meses o custo de aquisição do produto mais os consumíveis cartucho x toner, faz com que a impressora Laser chegue a custar metade do preço.
Existem impressoras Laser (inclusive com tecnologia Wi-Fi) com preços iniciando em R$350,00. Os cartuchos utilizados nas impressoras jato de tinta variam de acordo com cada impressora ou modelo, mas tem em media a capacidade de impressão de 200 a 400 copias, enquanto os toners utilizados pelas impressoras Laser variam de 2000 até 6000 copias. Apesar dos toners serem mais caros que os cartuchos, normalmente a diferença na capacidade de impressão compensa o custo x beneficio.
O leitor deve estar pensando então quando usar impressoras Jato de Tinta? No meu ponto de vista é para aqueles usuários que utilizam muito pouco a impressão, precisam imprimir colorido, mas em pouca quantidade e utilizam algumas funcionalidades das impressoras multifuncionais como o scanner. Porém se o uso for muito ocasional pense em adquirir uma impressora Laser pela característica de durabilidade.
Na sua próxima compra de uma impressora, não deixe de analisar a possibilidade de adquirir uma impressora Laser, tenho certeza que você não ira se arrepender da escolha.
Se precisar de esclarecimento ou tiver alguma duvida sobre esta matéria ou qualquer assunto sobre informática, faça um post do seu comentário no campo abaixo
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. email: spereira@gn2.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário