sexta-feira, 29 de abril de 2011

Arbitragem nas semifinais do Paulistão

Salvio Spinola
Arbitro FIFA
É a fase mais difícil de um campeonato: A semifinal. Aqui se decide quem fica na festa e quem sai. Jogos tensos e com muita rivalidade. Por sorteio a Federação Paulista designou o experiente Paulo César de Oliveira para apitar Palmeiras X Corinthians, e o jovem mas já consagrado Rafael Clauss, para apitar São Paulo X Santos. Ótimos árbitros para comandar partidas decisivas. Eles colocarão em campo o principal requisito: a tranquilidade para tomar as decisões. Serenidade é fundamental em jogo onde os 22 jogadores estão tensos e nervosos, sabendo que apenas uma equipe segue adiante.
O fortalecimento da equipe de arbitragem também é muito importante, sabendo que no Paulistão, com a experiência de árbitros adicionais, a equipe é composta com 6 árbitros.
Resposta da pergunta da semana passada:
Alternativa A. O gol deve ser anulado e marcar tiro de meta, porque o árbitro é neutro e a bola teria que ser tocada em outro jogador.
Pergunta para próxima semana:
Uma falta a favor da equipe defensora, o zagueiro chuta a bola recuando para o goleiro, este está distraído e a bola entra no seu próprio gol, o que deve marcar o árbitro?
a)      Tiro de meta
b)      Gol
c)       Escanteio
O leitor Ricardo Sanches, da Mooca, pergunta:
Quanto tempo precisa para um árbitro apitar uma semifinal ou final após a conclusão do curso?  Não tem tempo específico, depende de boas atuações e em vários campeonatos. Tem árbitro que demorou mais de 10 anos e tem árbitro que em 3 ou 4 anos após a conclusão do curso já apitou grandes jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário