sexta-feira, 15 de abril de 2011

O esporte de alto nível não permite erros

Silvia Vinhas
BandSports
Nesta semana participei do programa “Encontro de Craques”, com Beetto Saad, exibido todas as terças-feiras, às 22hs, pelo canal Bandsports. Lá estavam entre outros, Arnaldo Tirone, presidente do Palmeiras; o médico Joaquim Grava, e o hoje comentarista da Band, Denilson. Um dos assuntos abordados foi o tema da minha coluna nos jornais do Grupo 1 e a polêmica “máscara de Neymar”, usada na comemoração do gol marcado contra o Colo-Colo no Chile. Tudo por conta da resposta do conceituado árbitro de futebol e, também colunista do jornal, Sálvio Spínola, em relação ao episódio.
Sálvio destacou a ignorância da maioria dos atletas em relação às regras do futebol. “O futebol de alto nível não permite mais erros que interferem no resultado do jogo e principalmente da competição. O modelo atual da arbitragem é obsoleto e ultrapassado. Pena que as pessoas interessadas em mudar este cenário somente se posicionam quando ocorrem erros que os prejudiquem. Quanto à decisão do ótimo árbitro Roberto Silveira, não tinha outra atitude a tomar, o Neymar já havia sido advertido, não cabendo outra advertência, nem verbal. Está muito bem definido na regra, é uma matéria exata, não cabendo interpretação. Caso tomasse outra decisão que não a segunda advertência com a expulsão, o árbitro seria punido pela comissão de arbitragem”.
Se o esporte de alto nível não permite erros, a profissionalização extrapola os gramados. Assim como hoje, em todas as áreas, não basta ter talento. A evolução, a pesquisa, o crescimento profissional destaca e individualiza. A zona de conforto não tem mais espaço na vida de qualquer ser humano. O ex-jogador e agora comentarista Denilson sabe de suas limitações e, num maravilhoso exercício de humildade, confessou fazer um curso de treinador para aprimorar seus comentários. E assim deve ser em todos os segmentos esportivos.
Milhares de grandes talentos surgem todos os dias, mas sem determinação e comprometimento seremos sempre mais um. 
Silvia Vinhas é apresentadora dos programas Magazine e Opinião Livre, dos canais Bandsports e TV Unip, respectivamente. Fale com ela: leitor@grupo1.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário