sexta-feira, 8 de abril de 2011

Áreas verdes “clamam” por cuidados

Das cerca de cinco mil áreas verdes em São Paulo, apenas 700 são adotadas e 400 estão na fila. Isto quer dizer que inúmeros logradouros públicos espalhados pela cidade estão abandonados, sem manutenção e cuidados específicos. Um exemplo dessa situação caótica pode ser vista nos canteiros das avenidas Rebouças, Prof. Francisco Morato e Eliseu de Almeida, vias importantes e de amplo acesso, que deveriam merecer atenção do poder público. A Praça, José Ória, na Vila Sônia, também é outro local que foi esquecido pela Prefeitura. Cheia de mato por todos os lados, a praça serve como morada de mendigos e para encontros de marginais.
Diante da triste situação, a Prefeitura criou um projeto em que prevê que empresas ou moradores da cidade adotem uma área  verde.  O objetivo é manter esses espaços limpos e organizados. Em contrapartida, pessoas físicas e jurídicas têm a oportunidade de associar seus nomes a uma ação de cidadania.  Não há um valor mínimo para adotar uma área, mas estima-se que o custo mensal do metro quadrado seja de R$ 1.
Segundo a bióloga Luci Kimie, da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, às vezes não há despesas. “Quando a pessoa tem tempo para varrer e podar as plantas ou quando a empresa tem um jardineiro, por exemplo, não há custo”, disse.
Adote uma praça
Em outubro passado, a Praça Irmãos Karman, no Sumaré, na zona Oeste, foi entregue à população totalmente revitalizada. A adoção foi feita pelo Hospital Samaritano, que investiu R$ 220 mil em novo mobiliário urbano, playground, aparelhos de ginástica, além de paisagismo em toda a área de 1.913m2.
A Praça Augusto Ruschi, na Lapa, também na zona Oeste, é outro exemplo de ação por uma moradora, a empresária Sônia Marisa Nítoli, que assumiu a área de 1.500m2 em março de 2009. Mas há cerca de cerca de 300 metros dali, fica a Praça Helena Silveira, que por falta de cuidados o mato já ultrapassou meio metro de altura. As calçadas estão destruídas e há lixo e folhagens em toda parte da área. Questionada sobre as condições da praça, a Subprefeitura da Lapa diz que a manutenção e limpeza são frequentes no local. Quanto ao estado das calçadas, informou que fará uma vistoria para verificar possíveis problemas e providenciar os reparos necessários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário