sexta-feira, 22 de abril de 2011

Parque colina de São Francisco

O parque é um eucaliptal com o seu bosque composto por aves nativas em regeneração. Até o presente momento foram observadas 21 espécies, destacando-se o papagaio-verdadeiro (espécie ameaçada de extinção no Estado), que nos seus deslocamentos na cidade utiliza o parque como área de descanso. Também pode-se notar a presença dos inquietos pula-pula, das diversas vozes do pitiguari, além dos pica-paus: pica-pau-de-cabeça-amarela, pica-pau-do-campo e de grupos de birro. Há a oportunidade de diferenciar pelo canto as espécies semelhantes (gêmeas) como o nei-nei e o bem-te-vi, além da diferença do tamanho do bico, que no nei-nei se apresenta maior e mais grosso quando comparado com o bem-te-vi. O parque é bastante sombreado por árvores de grande porte, cujo aspecto de mata nativa favorece a prática de contemplação da natureza.
A área conta com 49.053 m2 com trilhas, sanitários, miniplaygrounds, pista de cooper e caminhada, paraciclo, ciclovia, praça de jogos e aparelhos de ginástica. Sua flora é composta de eucaliptal em terreno íngreme, com exemplares adultos esparsos de espécies diversas, além de áreas ajardinadas, observando-se um córrego na parte mais baixa do terreno. No subosque em regeneração do eucaliptal foi realizado plantio de mudas de espécies arbóreas nativas e exóticas. Destacam-se exemplares de tapiá-guaçu, embaúba, angico, cedro-rosa, açoita-cavalo, capixingui, pau-jacaré, tipuana, saguaraji-vermelho e jerivá.
Serviço: Parque Colina de São Francisco - Rua Doutor Cândido Mota Filho, 751 – Butantã.  Tel.: 3768-9168. Horário: das 6h às 18h/ 6h às 19h (verão).

Nenhum comentário:

Postar um comentário