sexta-feira, 8 de abril de 2011

Kassab não consegue cumprir “Programa de Metas da Cidade”

Após dois anos do lançamento do Programa de Metas da Cidade -  Agenda 2012 da Prefeitura de São Paulo, o cumprimento integral dos 223 objetivos previstos ainda é uma incógnita. Até a semana passada, apenas 10% das propostas haviam sido cumpridas. Em andamento, são 194.
O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Rubens Chammas, responsável pelo programa, ressaltou que toda a equipe de governo trabalha para cumprimento das metas. “Tenho uma expectativa bem forte do cumprimento integral das metas. Mas seria leviano se dissesse que vamos cumprir no prazo. Não posso fazer essa afirmação”, afirmou.  
Quando questionado sobre qual é o principal problema da cidade, o prefeito Gilberto Kassab invariavelmente cita dois: educação e saúde. Mas, se você perguntar o que mais incomoda a população no dia a dia, dirão que é o trânsito. Quando parte de sua residência, no Jardim Paulistano, para a sede da Prefeitura, no Centro, Kassab geralmente encara três minutos de voo a abordo de um Esquilo, o helicóptero mais comum na frota paulistana, de quase 600 aeronaves. Um motorista normal leva 35 minutos para fazer o mesmo trajeto. De ônibus, são 53 minutos. De metrô (indo de ônibus até a Estação Faria Lima e de lá até o Anhangabaú), quase uma hora, ou seja, o trânsito paulistano ainda é um dos principais problemas registrados na cidade.
Entre a promessas para 2012 estão a construção de treze terminais urbanos e implantar 6 quilômetros de corredores de ônibus para desafogar o trânsito; trocar as lâmpadas de 6.500 semáforos por LEDs, mais resistentes e econômicas; ampliar o rodízio de caminhões após a conclusão do Trecho Sul do Rodoanel; renovar 25% da frota de ônibus.
O secretário disse que os hospitais também estão dentro do cronograma previsto pela secretaria. Outra meta que o governo ainda luta para concluir é a que prevê o atendimento de 100% das crianças cadastradas para vagas em pré-escola. Nem a previsão para 2010, que era atender 20.309 crianças, foi alcançada. Desse total, foram atendidos somente 3.659 estudantes, deixando um saldo negativo de 555% das vagas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário