sexta-feira, 15 de abril de 2011

O Poder do Desenvolvimento de Software

Silvio Pereira
Consultor
GlobalNet
Em 1983 quando iniciei o meu mestrado em Ciência da Computação na USP as linguagens de programação eram poucas e trabalhosas. Algol, Cobol, Basic e Assembler eram as mais usadas e demandavam horas de trabalho para obtenção de pequenos resultados.
Com a evolução do hardware, sistemas operacionais, interface gráfica e a introdução de novas linguagens este ambiente se tornou vasto e complexo.
A grande duvida de um programador nos dias de hoje é qual linguagem mais apropriada ira utilizar para o desenvolvimento da aplicação desejada.
Os grandes fabricantes de software como a Microsoft, Oracle, Google e Apple disputam este mercado e fornecem softwares de desenvolvimento gratuitos cada vez mais interessantes atraindo vários programadores para a sua plataforma.
O Google criou um site que disponibiliza a sua ampla plataforma de desenvolvimento incluindo o sistema operacional Android, a Apple com a sua plataforma de desenvolvimento voltada exclusivamente aos seus produtos e acreditando na venda dos produtos através da Applestore, a Oracle, além do seu banco de dados campeão, tem o Java como a sua bandeira de desenvolvimento e a Microsoft, tradicional em venda de ferramenta de desenvolvimento, também esta oferecendo alguns produtos gratuitos aos desenvolvedores para que as aplicações continuem necessitando da sua plataforma de software.
O que me chamou atenção nos últimos tempos foi às redes sociais trazendo ferramentas de desenvolvimento que integram as aplicações e possibilitam o acesso e divulgação dos seus softwares aos milhões de usuários. O Facebook disponibiliza algumas ferramentas (APIs) de fácil implementação e integração com as aplicações WEB existentes.
Se você tem interesse em conhecer alguma destas plataformas de desenvolvimento, acesse:
·         Microsoft: Visual Studio 2010 Express em: http://www.microsoft.com/express/Web/
·         Oracle: Java Developer: http://www.oracle.com/technetwork/java/index.html
·         Google: Google Code: http://code.google.com/intl/pt-BR/
·         Apple: Developer : http://developer.apple.com/
·         Facebook: Web social: http://developers.facebook.com/
Se precisar de esclarecimento ou tiver alguma duvida sobre esta matéria ou qualquer assunto sobre informática, visite o nosso blog em: http://grupo1info.blogspot.com/
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. email: spereira@gn2.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário