sexta-feira, 22 de abril de 2011

Mata-mata no Paulistão e na vida

Silvia Vinhas
BandSports
Depois de 19 rodadas e uma primeira fase bem equilibrada, o Campeonato Paulista entra no esperado mata-mata. Agora, quem perder está fora: São Paulo e Portuguesa, Palmeiras e Mirassol, Corinthians e Oeste, Santos e Ponte Preta. Ponte Preta e Mirassol, destaques do interior, até aqui, podem ser a grande zebra do torneio. É difícil imaginar um dos grandes fora da semi, mas como teremos partidas únicas, tudo pode acontecer. Agora é um campeonato novo. Todos começam do zero.
O mata-mata é uma fase delicada que não permite erros, nem dá segunda chance. É aquele momento na vida que não podemos titubear, ou pra definir bem, não podemos trapacear, enrolar, hesitar, enganar. É tudo ou nada. As regras do jogo são as mesmas e as chances das equipes também. O jogador tem que mostrar a que veio, driblar as dúvidas, as inseguranças, acreditar no potencial e viver o momento. Aquele momento que não volta mais. Um gol perdido, uma jogada errada, um vacilo e o trabalho de um campeonato inteiro se perde. Uma estratégia errada pode levar à derrota; e aí vem a  eterna convivência com a famosa cobrança de si mesmo: “poderia ter feito melhor, se eu tivesse jogado, se, se, se...
A adrenalina do mata-mata está justamente na impotência do resultado imediato que pode ser devastador. Nos pontos corridos o conforto de poder errar e recuperar facilita o trabalho. No mata-mata, não. Quando temos chances de reverter decisões erradas na vida nos sentimos fortes e revigorados. Mas, e quando não temos a segunda vez? Quantas vezes você  gostaria de ter voltado atrás em alguma decisão tomada e precipitada, porém, percebe que o tempo não volta e a essência se perdeu?
É o esporte sempre ensinando, nos fazendo refletir.
Vamos curtir muito esse final emocionante do Paulistão e torcer para que as equipes aproveitem o momento, saibam administrar as chances, criem oportunidades, porque só assim a satisfação do resultado vale a pena. O momento é esse. Só esse!
Silvia Vinhas é apresentadora dos programas Magazine e Opinião Livre, dos canais Bandsports e TV Unip, respectivamente. Fale com ela: leitor@grupo1.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário