sexta-feira, 22 de abril de 2011

Como escolher um especialista em TI

Silvio Pereira
Consultor
GlobalNet
No inicio da microinformática, com apenas o uso dos editores de textos e as planilhas eletrônicas os usuários obtinham um diferencial de qualidade e desempenho nunca antes imaginada. Foi uma revolução, pois trabalhos que demoravam dias para serem feitos estavam sendo executados em minutos.
Como se tratava de uma nova tecnologia, os clientes procuravam as empresas conceituadas e acreditavam no conhecimento técnico que elas lhe ofereciam em troca da melhor escolha para as necessidades solicitadas.
Com o advento da interface gráfica, o usuário se tornou mais independente, porem a complexidade do ambiente se tornou maior. Esta interface facilitou também ao suporte e a técnicos menos experientes a solucionar os problemas que ainda o usuário não se sentia confortável em resolvê-los transmitindo a estes técnicos maior ascensão e confiança junto aos clientes, os problemas mais sérios eram tratados pelo famoso “FORMAT C:”.
Criou-se um mito, devido ao sucesso de algumas pessoas e empresas, que o mercado de informática era o melhor a trabalhar e foi neste momento que o numero de empresas e técnicos inexperientes aumentaram e por consequência os serviços começaram a piorar.
A abordagem correta, quando necessitar contratar um especialista, é em primeiro lugar explicar o problema a resolver, qual será a solução adotada e quanto custa para executá-la, nesta ordem. Há casos de clientes que perguntam primeiro quanto custa por hora ou qual é o preço da visita sem descrever o problema, como se todos os técnicos e empresas tivessem a capacidade para resolver todos os problemas.
Existem situações que a cobrança do serviço por hora trabalhada é importante, porém evite fechar desta maneira, o importante é fechar o serviço por projeto e o preço por hora deve ser tratado com cuidado e exceção e não como regra.
Façam uma analogia do seu problema de TI exatamente como faz com a sua saúde, escolha um especialista na qual o seu sintoma determina procurando o preço que melhor esta de acordo com o seu orçamento. So não espere que o mais barato ira fazer o mesmo que alguns especialistas mais caros. Todo mercado possui o bom e o mau profissional, não escolha pelo preço e sim pela melhor solução.
Se precisar de esclarecimento ou tiver alguma duvida sobre esta matéria ou qualquer assunto sobre informática, faça um post do seu comentário no campo abaixo.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. email: spereira@gn2.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário