sexta-feira, 15 de abril de 2011

Acúmulo de cartões amarelo

Salvio Spinola
Arbitro FIFA
Não é a regra e sim o regulamento da competição que determina a quantidade de cartões amarelo para o jogador ficar fora da próxima partida. No Campeonato Paulista são 3 cartões, como no Brasileiro e Copa Do Brasil. Na Copa Libertadores não há acúmulo de cartão, o jogador não fica fora de uma partida por receber cartões amarelo. Em competições da FIFA, como da Copa do Mundo, normalmente o regulamento determina 2 cartões amarelo para o jogador não jogar a próxima partida.
Tiro livre direto e tiro livre indireto
A diferença de um para o outro é muito simples. No tiro livre direto vale um gol diretamente e no tiro livre indireto não vale um gol diretamente. Para distinguir um do outro, o árbitro tem que levantar o braço no tiro livre direto até que a bola seja tocada por outro jogador ou saia de campo. O impedimento sempre. 
Resposta da pergunta da semana passada:
Alternativa D. No futebol não há punição coletiva. Quando todos os jogadores da barreira se adiantam, o árbitro deve punir quem iniciou a ação. Quando todos os jogadores tiram a camisa para comemorar um gol o árbitro deve punir o primeiro, porque este motivou a ação dos demais.
Pergunta para próxima semana:
Em um tiro livre indireto, a bola é chutada, bate no árbitro e entra no gol adversário, o que deve marcar o árbitro?
a)      Tiro de meta
b)      Gol
c)       Escanteio
O leitor Rogério Marques, de Santo Amaro, pergunta:
Em um tiro livre indireto o jogador pisa na bola e o companheiro chuta, fazendo o gol, o gol é válido? O fato de pisar na bola não significa que deu um toque. A regra diz que a bola tem que ser tocada e movimentada. Se este companheiro pisou na bola e a bola se movimentou, o gol é válido, se a bola não se movimentou, o gol deve ser anulado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário